Arquivo

André José e Carla Jerónimo no pódio do Nacional de Karate

Distrito da Guarda esteve bem representado na competição realizada em Alcabideche

Realizou-se, no sábado, em Alcabideche, o Nacional Sénior da Federação Nacional de Karate para atletas com mais de 21 anos. O distrito da Guarda esteve bem representado, pois tanto Carla Jerónimo (Academia Egitaniense de Karate Shotokan), como André José (Escola Desportiva da Câmara de Celorico da Beira), subiram ao pódio.

A karateca guardense teve um excelente desempenho durante toda a prova, ao ganhar todas as eliminatórias por 3-0. Na final, frente a Marta Silva, ex-campeã nacional, Carla Jerónimo realizou um excelente kata e não deu qualquer hipótese de discussão do resultado, sagrando-se campeã nacional da Federação. A atleta junta desta forma mais um título nacional ao seu vasto currículo, mas lesionou-se na mão no combate da segunda eliminatória em kumite -60kg, que acabou por perder. Já o seu irmão Rui Jerónimo, que participou em kata individual, perdeu precocemente nas eliminatórias de apuramento para as finais por 2-1. Quanto a André José recebeu a medalha de bronze. É de salientar que participaram neste escalão atletas com mais de 21 anos e, com apenas 18 anos, André José viu o seu trabalho recompensado. Para além de André José, o Sensei César Olival tinha visto apurarem-se para o Nacional mais três atletas, que, por se terem lesionado no Regional, não conseguiram recuperar a tempo para este campeonato. Foram eles Pedro Veloso, da Escola Desportiva de Celorico da Beira, e Micael Sanches e Hélder Santos, do Centro de Artes Marciais da Guarda.

Entretanto, no dia 4, realizou-se, no Pavilhão Municipal de São Miguel da Guarda, o segundo Campeonato Nacional da Associação União de Dojos de Karate Shotokan (UDKS). A competição serviu para dinamizar os escalões mais jovens, mas também como preparação para o campeonato regional de pré-infantis a juvenis da Federação Nacional de Karate – Portugal. A iniciativa foi um sucesso, pois contou com a presença de mais de uma centena de atletas, entre os 5 e os 17 anos de idade, em representação de diversas cidades do país. A Academia Egitaniense de Karate Shotokan, o Núcleo de Karate Shotokan de Pinhel e a Escola de Karate de Vilar Formoso, dojos a cargo dos irmãos Jerónimo e seu pai José Jerónimo, participaram com 37 atletas, com os quais conseguiram obter um total de 20 lugares de pódio. Desses, 16 couberam à Academia Egitaniense de Karate Shotokan, o segundo clube mais medalhado da competição, atrás do SR Aveiro, com 18 pódios.

Sobre o autor

Deixe comentário