Arquivo

Agricultura e florestas da região num clique

Primeiro site nacional da especialidade lançado no distrito da Guarda

Desde segunda-feira que o endereço www.agroflorestal.guarda.pt suporta a agricultura e as florestas do distrito. No Sabugal, a Guarda Digital e o NERGA – Associação Empresarial da Região da Guarda, apresentaram o portal agro-florestal a dezenas de convidados.

Das intervenções, uma tónica comum: é agora necessário que associações, empresas e outras entidades participem com conteúdos. Pedro Tavares, presidente do NERGA, defendeu que é «importante que todos os agentes agro-florestais estejam unidos». Numa perspectiva global, o dirigente acredita mesmo que este sector é «uma esperança nova» no mundo económico. A união referida por Pedro Tavares foi reafirmada por Hugo Jóia, que destacou a sua importância, sobretudo «nestas alturas de crise». O responsável pela Comissão Florestal do NERGA acredita que o portal é «uma ferramenta que fazia falta aos técnicos» e tem potencialidades para «reestruturar o sector». Hugo Jóia enfatizou ainda que a região está agora numa posição privilegiada neste negócio. «Não conheço outra que tenha uma plataforma de entendimento como esta nesta área», sustentou.

Os dados disponibilizados atravessam temas como a agricultura biológica, madeira, cogumelos, caça e pesca, plantas aromáticas e/ou medicinais, biomassa ou a resina. As fontes – e salvaguardando os respectivos direitos de autor – variam entre o que de mais avançado se encontra no ramo, e o “Borda d’Água”, com o calendário agrícola mais famoso do país, em formato digital. Além de informações temáticas, há ainda dados estatísticos, legislação específica, sistemas de informação geográfica e ligações externas. Apesar de ter como destinatários preferenciais os técnicos de serviços estatais, associações e cooperativas, proprietários e produtores agro-florestais, o portal integra conteúdos de utilidade para a população em geral, como o calendário agrícola ou receitas culinárias.

Sobre o autor

Deixe comentário