Já se sabia que muito dificilmente o título distrital da Guarda escaparia ao Desportivo de Gouveia e, com a “ajuda” do Sporting do Sabugal, a equipa serrana pôde fazer a festa no último domingo. Líder da prova desde as primeiras jornadas, a formação treinada por Jorge Cardoso goleou o Trancoso por 4-0 e assegurou a conquista do campeonato e o direito a disputar o Nacional de Seniores na próxima época quando falta ainda disputar três rondas.
A jogar perante o seu público, o Gouveia construiu uma vitória folgada sobre o Trancoso com golos de João Pedro, Torrão, Márito e do capitão Quim Teixeira. Ainda com ténues esperanças de chegar ao primeiro lugar, o Sporting do Sabugal não conseguiu melhor que um empate a zero em casa do Celoricense e permitiu que o Gouveia comemorasse a conquista de mais um título distrital. O presidente do Desportivo de Gouveia considera que a vitória no campeonato é «mais do que merecida, pois esta época dominámos com todo o mérito e fomos a equipa mais competitiva e a que praticou melhor futebol». Antes de olhar para a próxima temporada, Alberto Cardoso quer, para já, «desfrutar desta conquista e, se possível, alcançar a “dobradinha”». O dirigente sublinha que ainda faltam três jornadas do campeonato e o jogo da meia-final da Taça de Honra da Associação de Futebol da Guarda com o Pala, campeão da IIª Divisão, a 27 de abril, e «eventualmente» a final dessa competição. Ainda assim, o dirigente não esconde que a atual direção «já está a fazer contactos com o município e patrocinadores» para garantir apoios para a próxima época, isto apesar de em junho haver eleições.
Alberto Cardoso está no clube há «mais de 10 anos» e recorda que o pai e o tio jogaram no Desportivo no Nacional da IIª Divisão, pelo que gostaria de «continuar» mas quer «ver o que a sociedade civil pretende do clube». O presidente reconhece que a presença no Nacional de Seniores obrigará à contratação de «alguns reforços», mas tudo com «conta, peso e medida» sem entrar em «grandes loucuras». À partida, Jorge Cardoso deverá continuar como treinador, até porque se trata de «um homem da casa que foi jogador do clube, treinou nas camadas jovens e depois passou para os seniores», daí que faça «todo o sentido mantê-lo e merece a nossa confiança». Nos restantes jogos do Distrital, o Vila Cortês do Mondego foi a Pinhel ganhar por 2-1 e aproximou-se do segundo lugar, ao passo que o Sporting da Mêda ascendeu à quarta posição após ganhar em Vilar Formoso por 1-0 e ultrapassou o Aguiar da Beira, que empatou a zero na receção ao Figueirense. Na luta pela manutenção, o Paços da Serra perdeu no Soito por 3-1 e o Foz Côa foi goleado por 7-0 em Vila Nova de Tazem, onde a equipa da casa estreou o novo relvado sintético. Este domingo disputam-se os jogos: Soito-Gouveia, Vilanovenses-Trancoso, Sabugal-Foz Côa, Figueirense-Celoricense, Vila Cortês-Aguiar da Beira, Sporting da Mêda-Pinhelenses e Paços da Serra-Vilar Formoso.
Ricardo Cordeiro


