O edifício dos Paços do Concelho de Trancoso sofreu pequenas obras nas últimas semanas e vai ser alvo de uma intervenção maior no próximo ano, adianta o presidente da autarquia.
«Pintámos a fachada exterior e fizemos uma intervenção no hall e sanitários, numa empreitada que ronda os 25 mil euros», refere Amílcar Salvador, que anuncia para «a próxima Primavera» trabalhos «mais profundos» na estrutura do imóvel. «Vamos substituir a cobertura e requalificar todo o espaço interior para ficaremos com uma Câmara digna e moderna, pois há muitos anos que está completamente degradada», acrescenta o edil. Segundo o presidente do município, durante as obras os serviços funcionarão provisoriamente nalguns edifícios próximos, «como o Clube Trancosense, a sede da antiga empresa municipal ou as instalações do cartório e da Conservatória, no tribunal». Amílcar Salvador estima que essa transferência possa vigorar durante «quatro a cinco meses».
A empreitada vai ser candidatada a apoios e será comparticipada pela Direção-Geral das Autarquias Locais, mas o autarca não está muito preocupado com o seu financiamento. «A situação financeira do município é hoje significativamente melhor e com 300 ou 400 mil euros de fundos próprios conseguiremos fazer esta obra que é essencial para um melhor funcionamento dos nossos serviços e que é aguardada há décadas», afirma o edil trancosense. Numa fase posterior a Câmara quer avançar com o Museu da Cidade, no Palácio Ducal. «Desistimos de fazer ali os novos Paços do Concelho porque não seria fácil alojar todos os serviços municipais. Neste momento estamos na fase de elaboração do projeto, que contempla o museu e um auditório, que queremos concretizar neste mandato», garantiu o presidente.


