Arquivo

António Robalo quer mais dinheiro para a Pró-Raia

Desenvolvimento

O novo presidente da Associação de Desenvolvimento Local (ADL) Pró-Raia, com sede na Guarda, quer negociar um pacote financeiro maior para o território dos municípios da Guarda e Sabugal.

«Neste quadro comunitário as ADL ficaram com a sua atividade reduzida, esperamos que a reprogramação dos fundos comunitários possa alterar isso até porque há uma nova visão sobre os territórios rurais», afirma António Robalo. O responsável assume como objetivos do seu mandato uma «dinamização mais próxima dos agentes económicos» daqueles dois concelhos, notando que não têm apostado na concentração da produção e comercialização direta, bem como na diversificação das atividades em espaço rural. «Estas áreas não têm sido muito apetecíveis para os nossos empresários e vamos tentar motivá-los a apostar nesses nichos que contribuem para a criação de mais-valias económicas», considera o também presidente da Câmara do Sabugal.

António Robalo recorda que a Pró-Raia mobilizou mais de 2 milhões de euros de investimento até 2018 e que atualmente estarão em execução cerca de 50 por cento. Os projetos apoiados têm a ver com o turismo em espaço rural, a agricultura e as PME’s, havendo ainda um programa de apoio à renovação e divulgação de aldeias. O dirigente assume que vai trabalhar «em complementaridade» com a CIM Beiras e Serra da Estrela e os PROVERES existentes no território para «tirar melhor partido» dos financiamentos existentes. «O nosso objetivo é contribuir para criar riqueza e emprego nos concelhos da Guarda e Sabugal», afirma António Robalo. E revela que a Raia Histórica – que abrange os concelhos de Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda, Pinhel e Trancoso – foi desafiada a unir-se à Pró-Raia, mas o repto não foi aceite. «Isso aconteceu há dois anos, mas o desafio mantém-se porque todos temos a ganhar se nos juntarmos», justifica António Robalo, cujo vice-presidente da direção é Carlos Chaves Monteiro, em representação da Câmara da Guarda.

Sobre o autor

Deixe comentário