Arquivo

Cidade mais alta é capital dos jogos tradicionais

Guarda

A Associação de Jogos Tradicionais da Guarda (AJTG) promove entre hoje e domingo, na cidade mais alta, as Jornadas Internacionais de Jogos com demonstrações, uma corrida de pneus, exposições e um colóquio.

Hoje e amanhã, no pequeno auditório do TMG, tem lugar a quinta edição das Jornadas de História dos Jogos em Portugal, que este ano foram alargadas aos jogos do arco Atlântico. Participam investigadores, dirigentes associativos e praticantes. No fim-de-semana, a partir das 9h30, passa-se da teoria à prática com o festival “Guarda a Jogar a Tradição”. Da Alameda de Santo André ao Largo da Misericórdia haverá, para ver e para participar, jogos oriundos dos quatro cantos de país e ainda de Espanha, França, Itália e Roménia, numa diversidade que espelha bem a riqueza das tradições lúdicas do continente europeu. O destaque, pela sua singularidade e por ser a primeira vez que é organizado, vai para o “Iº Grande Prémio Valorpneu”, uma corrida de pneus entre o Jardim José de Lemos e o Largo da Misericórdia com partida marcada para as 16 horas de sábado.

Em simultâneo há diversas exposições para visitar. Na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço estão patentes, até 30 de setembro, as mostras “Os Jogos Tradicionais na Filatelia” e “O Jogo e a Literatura”. Até 14 de outubro podem ainda ser vistas as exposições “Brincadeiras ao Longo do Tempo” (Paço da Cultura), “Jogos Tradicionais na Azulejaria Portuguesa” e “Postais, Fotografias e Jogos da AJTG” (ambas na galeria de arte do TMG) e “Jogos Matemáticos através dos Tempos” (Instituto Português do Desporto e Juventude).

Sobre o autor

Deixe comentário