P – Quais os objetivos para este mandato?
R – Os objetivos principais centram-se, numa primeira fase, em reestruturar o clube internamente, ou seja, na forma de atuação administrativa e diretiva, na angariação de patrocínios e parcerias, bem como na organização e na vertente financeira. Na parte desportiva será fundamental a captação de novos sócios e atletas, dando especial incidência à criação de atletas de pentatlo moderno, mas nunca descurando o desenvolvimento das secções de atletismo, natação, esgrima, tiro e hipismo. Ao longo destes anos cada secção apresenta já resultados notáveis e serão estes a base para uma maior ou menor aposta no seu desenvolvimento. A aposta do Penta Clube passa pela formação de atletas, nomeadamente através da consecução de um plano que contemple a educação desportiva com a aquisição das competências de cada modalidade em cada etapa da formação. Neste sentido, a relação pais-treinadores-clube é um objetivo a ter em conta, pois será necessário um estreitamento de relações e fomentar a participação ativa dos familiares dos atletas no clube. Ao nível das atividades, projetos e eventos, o clube pretende organizar várias iniciativas para a comunidade e implementar projetos com um espetro de abrangência transversal, ou seja, de cariz solidário, ambiental, humanitário e social. Acima de tudo, prometemos trabalho, determinação e dedicação em prol do Penta Clube, que pretendemos que seja um dos maiores polos de dinamização e formação desportiva da cidade e concelho da Covilhã.
P – Quais as principais carências da associação?
R – De forma geral, e tendo em conta a conjuntura socioeconómica que vivemos, a maior carência é o financiamento. Agora temos claramente que nos centrar de onde poderão vir esses apoios, o que nem sempre é fácil. O clube necessita de angariar sócios e atletas, bem como receber apoios financeiros e logísticos por parte das entidades oficiais que tutelam, gerem e apostam no desporto na região, nomeadamente o município, as escolas, as associações e empresas. Estes apoios viriam responder a problemas que dificultam a ação e o crescimento do clube, como a sustentabilidade dos atletas que atingem patamares de elite desportiva, o seu transporte (necessitamos de adquirir uma ou duas carrinhas), a aquisição de material de suporte e assistências aos atletas (equipamentos de treino e competição, material específico de algumas modalidades). Internamente, o clube carece de alguma organização e esse é um objetivo de primeira instância, pois é necessário implementar algumas necessidades básicas e urgentes, como os pagamentos das mensalidades e quotizações, a comunicação permanente do secretariado e direção com os atletas, treinadores e pais, e uma ação organizada de captação de investimentos e parcerias.
P – O Laser Run é uma modalidade em crescimento, como espera capitalizar esse crescimento?
R – O Laser Run é uma modalidade de promoção do Pentatlo Moderno e onde o clube conseguiu excelentes resultados este ano. Fomos a comitiva com mais atletas na seleção nacional no Mundial, com a obtenção de sete medalhas. O clube tem a perfeita noção das suas capacidades e valores, e não descura capitalizar esse crescimento. Prova disso foi a realização para a comunidade de três eventos de promoção da modalidade, que pretendemos dar continuidade e sempre com uma visão estratégica de captação de atletas e interessados em praticar esta vertente do Pentatlo Moderno. Neste âmbito, as parcerias com determinadas associações e escolas serão fundamentais no alcance destes propósitos.
P – Que modalidades têm neste momento? Têm tido muita procura?
R – O clube tem vindo a ganhar bastante visibilidade e no último ano temos sido uma constante na imprensa desportiva através dos resultados nas várias modalidades e pelos eventos realizados. Temos as mesmas modalidades desde o início, que são o atletismo, a esgrima, o hipismo, a natação e o tiro. Os interessados podem inscrever-se em qualquer uma delas ou na combinação de várias. O clube aposta na criação de atletas de pentatlo moderno, pelo que os preços são melhores à medida que o atleta agrupa mais modalidades. Ainda assim, pode sempre optar por especializar-se numa só. O número de atletas tem vindo a aumentar ao longo dos anos, fruto da maior visibilidade do Penta Clube, o que nos vem notabilizando como um dos maiores polos de formação desportiva da região. Somos um dos clubes, senão o único, com uma oferta tão grande de modalidades (5) no panorama da formação desportiva. Com tamanha oferta, necessitamos de crescer mais para o clube se tornar mais sustentável face às suas despesas (pagamento a técnicos e deslocações às competições). Estamos esperançados e confiantes de que num futuro próximo, e com a ação promotora que irá ser feita, esta situação será colmatada.
P – Perspetiva a abertura de novas modalidades no clube?
R – Não está nos planos abrir novas modalidades. Ainda assim, importa referir que dentro de cada modalidade (atletismo, esgrima, hipismo, natação e pentatlo moderno) existem diversas disciplinas, pelo que o atleta tem aqui ao seu dispor uma panóplia de opções.
P – Que apoios têm para desenvolver as vossas modalidades?
R – Contamos essencialmente com o apoio financeiro da Federação de Pentatlo Moderno que tem contribuído com uma subvenção anual para o desenvolvimento da modalidade e, de forma pontual, de algumas empresas da cidade ou Junta de Freguesia. Em termos logísticos, temos o nosso parceiro principal, o IMB Hotels, que nos faculta instalações para treino – sem eles não teríamos metade das condições que temos hoje para desenvolver as nossas modalidades –, e a Câmara da Covilhã, que nos cede instalações para a prática da natação e atletismo, disponibilizando ainda o espaço que é hoje a sede do clube. Contudo, pensamos que o clube já merecia um maior apoio financeiro tendo em conta a dimensão e os resultados desportivos obtidos.
Perfil
Idade: 30 anos
Profissão: Professor Educação Fisica/ Técnico Desporto Câmara da Covilhã
Naturalidade: Covilhã
Currículo: Licenciado em Ciências do Desporto e Educação Física, pós-graduação em Exercício e Saúde para Populações Especiais pela Universidade de Coimbra, várias formações nas áreas de formação desportiva, treino e modalidades. É professor de Educação Física, desempenhando atualmente as funções de técnico de desporto na Câmara da Covilhã e de professor na Academia Sénior. É ainda coordenador técnico de atletismo noutra coletividade e integra outra associação desportiva. (…) Foi treinador de atletismo e de futebol e dirigente em várias coletividades. Como atleta, foi praticante de futebol e atletismo, tendo obtido alguns títulos nacionais, nomeadamente nas corridas de montanha e recentemente no “trail running”.
Livro preferido: “Born to Run”; “Armadilhas da Mente”
Filme preferido: “Beatiful Mind”
Hobbies: Praticar exercício físico (correr, nadar, “mountain bike”) e ler


