Foram adjudicados trabalhos de reparação no Túnel do Saião, ao quilómetro 169,232 da Linha do Douro, no concelho de Vila Nova de Foz Côa. A intervenção, que terá início este ano, visa «evitar a degradação das anomalias e deficiências detetadas em inspeções realizadas e que, a médio prazo, poderiam colocar em causa a estabilidade estrutural do sustimento e consequentemente a fiabilidade da exploração ferroviária», adianta a Infraestruturas de Portugal (IP) em comunicado.
Com esta obra pretende-se reparar os hasteais e a abóbada no interior do túnel e prevê-se a execução de trabalhos como o alargamento e refechamento das juntas de alvenaria em granito da abóbada com erosão profunda; a reparação e reforço estrutural do revestimento dos hasteais, em alvenaria de xisto com erosão profunda; reparação dos blocos partidos de granito de abóbada, fissurados e com erosão; e drenagem transversal do maciço em zonas da abóbada.
Este investimento, no valor aproximado de 160 mil euros, foi adjudicado à empresa Tecnasol FGE, com um prazo de 150 dias para a execução. A gestão, coordenação e fiscalização dos trabalhos da empreitada será assegurada por meios internos da IP, tendo o projeto sido desenvolvido pela IP Engenharia.
O Túnel do Saião, construído em 1887, é um dos 23 túneis da Linha do Douro, sendo o quarto maior em extensão, com um comprimento de 753 centímetros. Ao todo, 124 túneis fazem parte da rede ferroviária nacional e 90 por cento destes são centenários, permanecendo ao serviço sem limitações devido aos esforços de preservação e manutenção.


