Arquivo

Garagem de São João volta a ganhar vida

“Expand Your Mind” decorre entre hoje e sábado no emblemático edifício da Covilhã

Um show de drag queens é uma das atrações do “Expand Your Mind”, iniciativa que entre hoje e sábado vai levar as mais diversas demonstrações artísticas e culturais à emblemática Garagem de S. João, atualmente devoluta, mas com grande significado histórico e social na Covilhã. Este evento multidisciplinar é promovido por um grupo de alunos de diversos cursos da Universidade da Beira Interior em parceria com a I-Start – Associação para a promoção do empreendedorismo, inovação e startups da região da Beira Interior.

Nos três dias do “Expand Your Mind”, os portões da Garagem de São João vão estar abertos entre as 16 horas e as duas da manhã e o público poderá apreciar atividades das mais variadas artes: exposições, moda, multimédia, cinema, fotografia, pintura, arquitetura, instalação, ilustração, música, teatro ou workshops na área do empreendedorismo. Um dos momentos mais marcantes, à semelhança do que sucedeu no evento de 2013, será o desfile de moda, que irá realizar-se amanhã à noite e que colocará em destaque criações da autoria de alunos de Design de Moda da UBI. «Extravasar o espaço universitário e abraçar a comunidade onde estão inseridos, dando a conhecer as potencialidades que os alunos vão desenvolvendo ao longo das diversas licenciaturas», é um dos principais propósitos do movimento “Expand Your Mind”, explica Bruno Cunha, dinamizador do projeto. O aluno de Design de Moda salienta que a iniciativa pretende ser «um ritual de passaram entre a Universidade e a sociedade e o mundo real do trabalho». Em 2013, o evento decorreu numa fábrica inativa na zona do Sineiro e este ano a escolha da Garagem de São João prende-se com «várias razões», desde logo «a mágoa por ver abandonado algo tão marcante e que foi um motor de vida para a cidade durante 50 anos», sendo que a vinda dos criativos aquela zona da Covilhã é como que «o fechar de um ciclo», isto porque o local acolheu inicialmente um teatro.

Para além da “prata da casa”, também foram convidados a marcar presença nesta iniciativa artistas nacionais como os músicos pop/rock Pinto Ferreira, os “cabeças de cartaz” em termos musicais que sobem ao palco instalado no segundo piso na noite de sábado, e internacionais como o brasileiro L7M, artista urbano vindo de São Paulo que nas últimas semanas deu cor às paredes da Garagem de São João. Bruno Cunha prefere não dar destaque a nenhuma atividade, mas não deixa de salientar que o show de drag queens é um dos pontos do programa que «tem suscitado mais conversa, o que é importante também para as pessoas expandirem a mente». No piso zero, o público poderá encontrar espaços como o “cantinho dos artistas”, “cantinho do chá” , praça convívio, feira de artesanato, vídeo mapping e cinema experimental. Já o piso seguinte será dedicado a exposições de design de moda, industrial e multimédia, cinema, arquitetura, fotografia, ilustração, pintura e escultura, entre outros motivos de interesse como o espaço da Escola Campos Melo. Por último, no segundo e último piso, vão poder ser apreciadas performances de teatro e os concertos, para além do desfile de moda e do show de drag queens amanhã à noite. Ao todo vão estar envolvidas mais de 100 pessoas. Os bilhetes têm um custo diário de cinco euros ou um bilhete geral para os três dias por 10 euros para estudantes e 12 para não estudantes. O jovem sublinha que «estamos a tentar criar uma comunidade de criativos para tentar erguer novamente a Manchester de Portugal». Bruno Cunha espera uma «grande adesão» da população, «não só pelo próprio edifício mas também porque as pessoas sentem muito a falta de atividades culturais e precisam de uma lufada de ar fresco».

Ricardo Cordeiro Iniciativa é desenvolvida por alunos da UBI em parceria com a I-Start - Associação para a promoção do empreendedorismo

Sobre o autor

Deixe comentário