Há cerca de um mês que se pode alugar bicicletas na cidade, mais concretamente na Guarda-Gare. Agora, o grande objectivo da Garbike é levar esta prática, já habitual noutros locais do país, para o Parque Urbano do Rio Diz e já há parecer positivo da autarquia.
David Rebelo, proprietário da loja de bicicletas situada na Rua da Corredoura, revela que a ideia de alugar os velocípedes surgiu no âmbito do «que já se faz em Aveiro e noutras zonas costeiras», assim como do «incentivo» recebido por parte de alguns clientes. Até ao momento, a adesão ao serviço tem sido «pouca», mas «aceitável», tendo em conta a pouca divulgação feita, uma vez que só há pequenos anúncios nas montras do estabelecimento. Por isso, a colocação de um espaço de aluguer de bicicletas no Parque Urbano poderá «ajudar a progredir e a aumentar o negócio», espera. Por outro lado, considera que este serviço poderá ser «uma mais-valia para o próprio Parque Urbano», que tem cerca de 18 hectares, pelo que as pessoas poderão «desfrutar do espaço de forma mais agradável».
Para concretizar a ideia, o jovem empresário contactou a Câmara da Guarda em Junho para conseguir a respectiva autorização. No entanto, a decisão só chegou na semana. Rui Nascimento, coordenador do Parque Urbano do Rio Diz, adiantou a O INTERIOR que a Garbike vai poder alugar bicicletas naquele espaço «a partir de Setembro e durante todo o ano». Entretanto, porque o contrato estabelecido com os concessionários dos bares contemplava o direito de preferência sobre o aluguer de bicicletas, um deles também vai oferecer este serviço a partir desta semana. O outro terá “car-kids” para os mais pequenos, indicou o também técnico no gabinete de Desporto da autarquia.
O processo de aluguer de velocípedes na Garbike é simples. A hora custa dois euros e o cliente só pode levar a bicicleta após a entrega de um documento identificativo, como o Bilhete de Identidade, e a assinatura de um termo de responsabilidade para o caso de acontecer algum acidente. Outro projecto que a empresa quer concretizar no Parque Urbano, também com a colaboração da autarquia, é a abertura de um “dirt park” para os “amantes” das manobras em BTT. «Vai haver pistas para todas as idades, neste momento só estamos à espera da terra», proveniente do local onde vai ser construído o “retail park”, junto à rotunda dos Galegos, esclareceu David Rebelo.
Ricardo Cordeiro


