Arquivo

A luta contra a obesidade

nutrição & saúde

No passado dia 24 de Maio comemorou-se o Dia Nacional da Luta Contra a Obesidade. Realizaram-se diversas actividades desportivas e rastreios aos quais se associaram algumas figuras públicas, solidárias e empenhadas no combate desta patologia. Um dia por ano dedicado a qualquer causa é muito pouco e esta não foge à regra.

Segundo os últimos dados da Organização Mundial de Saúde, metade da população mundial tem actualmente excesso de peso ou é obesa, razão suficiente para que este organismo considere esta doença como a epidemia do século XXI. Na Europa 26 milhões de pessoas são obesas, e em Portugal segundo dados do Inquérito Nacional de Saúde, nos últimos 6 anos e nos indivíduos com idades compreendidas entre os 55 e os 64 anos, a obesidade aumentou 30.7% no sexo masculino e 16.3% no sexo feminino. Nos adultos jovens, com idades entre os 18 e os 24 anos, o aumento foi de 33.9% e 25% respectivamente nos sexos masculino e feminino. Nas idades pediátricas, entre os 7 e os 9 anos de idade, os números são também muito preocupantes, sendo de 32% o aumento de obesidade nestas idades. Se nos lembrarmos que as crianças de hoje vão ser os adultos de amanhã, não podemos olhar para as nossas crianças “gordinhas”de ânimo leve, achando que devemos mantê-las “anafadinhas para serem mais bonitas “…

Entre os responsáveis pela incidência de obesidade, salientamos as alterações dos estilos de vida, onde os “novos” hábitos alimentares e o sedentarismo são os seus principais responsáveis.

Mas, afinal o que é isto de excesso de peso e obesidade? Para a sua definição lançamos mão de um valor numérico – o Índice de Massa Corporal (IMC), e para o avaliarmos, dividimos o peso, em Kg, pela altura, em metros ao quadrado, isto é o IMC=peso(kg)/altura(m)xaltura(m). Haverá excesso de peso se o valor do IMC encontrado estiver entre 25 e 29.9 kg/m2, e obesidade se esses valores forem superiores a 30 kg/m2. Se o seu IMC estiver entre estes valores, é necessário e urgente para a sua saúde perder peso! Procure profissionais de saúde especializados nesta área, de modo a atingir o seu peso ideal. Entretanto inicie hoje mesmo uma vida nova começando pela sua alimentação, onde alterações tão simples como a ingestão diária de saladas, legumes e frutas, o aumento da ingestão de água, a redução ou evicção da ingestão de fritos e doces irão contribuir para uma diminuição do seu peso ou evitarão um ganho excessivo. Importante é também caminhar pelo menos 30 minutos diários, em vez de ficar em frente da televisão ou do computador. Estes passos serão fundamentais para combater o seu peso excessivo.

Não esqueça que ao aumento de peso se associam um elevado número de patologias, das quais destacamos a Diabetes Mellitus, as Doenças Cardiovasculares e Osteoarticulares, a Apneia do Sono, Doenças Oncológicas das quais salientamos os Tumores da Mama, do Endométrio e do Cólon. Pense nisto, comece hoje mesmo, amanhã pode ser tarde de mais.

Por: Inês Campos

Sobre o autor

Deixe comentário