Arquivo

Idosos do Sabugal encontram-se com a família pela Internet

Projecto “Avós n@ net” também quer chegar ao concelho da Guarda

Os idosos do Sabugal vão passar a ver os seus familiares com maior regularidade. O isolamento e a solidão a que muitos estavam votados em instituições de acolhimento podem ter os dias contados devido a um projecto que, para já, envolve a Pró-Raia, a Câmara do Sabugal e 25 lares de terceira idade. Se a iniciativa for bem sucedida no concelho raiano, também os idosos da Guarda poderão falar com os seus próximos pela Internet.

A formalização do “Avós n@ net”, um projecto de intervenção social, deu-se na passada terça-feira, com a celebração pública dos protocolos entre a Pró-Raia e as 25 instituições envolvidas. No âmbito do Projecto LEADER – Ligações entre Acções de Desenvolvimento da Economia Rural, todas as instituições do concelho do Sabugal com valência de lar ou centro de dia serão equipadas com computadores com ligação à Internet e munidos de “webcams”. O investimento global da Pró-Raia ultrapassa os 52 mil euros, sendo que parte substancial é comparticipado pelo FEOGA, através LEADER +. Em 2007, a Câmara do Sabugal promoveu uma formação em informática para os idosos através do Centro de Formação, Assistência e Desenvolvimento (CFAD) da Guarda. A ideia original foi lançada por uma das instituições do município, mas a autarquia decidiu alargá-la às restantes. Na altura, algumas dezenas de aposentados contactaram com as novas tecnologias da informação. Depois desse projecto, intitulado “Internet para pessoas com mais de 65 anos”, as instituições continuaram a trabalhar com os idosos que acolhem de forma a manter vivos os conhecimentos adquiridos.

Contudo, a forte adesão e os bons resultados obtidos conduziram a este segundo passo. Os “avós” deverão começar a navegar na net a partir da próxima semana, depois de preparados todos os dispositivos, estando neste momento os técnicos a efectuar testes nas instituições. A Câmara do Sabugal e a Pró-Raia pretendem não só levar os idosos até ao mundo virtual, mas também «lutar contra a sua solidão e isolamento, permitir-lhes comunicar com familiares e amigos em tempo real, fortalecer os laços inter-geracionais e minorar as distâncias físicas entre os idosos do concelho e os seus próximos». Isto independentemente da hora e da localização de uns e de outros. No fundo, «perspectivar-lhes um futuro diferente e estreitar a ligação entre as famílias», completa Ana Maria Morgado, socióloga da Câmara do Sabugal. Os lares têm contactado e sensibilizado os familiares dos utentes, e a ideia já recebeu aplausos de Bruxelas e do Dubai, por exemplo.

Nestas localidades encontram-se alguns dos muitos emigrantes da região e do Sabugal, que agradecem a possibilidade de ver e falar mais frequentemente com os seus parentes. Com o “Avós n@ net” também as instituições ganham uma nova dinâmica. O trabalho passa por conjugar outras actividades que promovem a motricidade dos idosos, através de ginásticas e fisioterapias especializadas, com esta iniciativa que os convida a permanecer na cadeira. «Pode ter esse constrangimento, mas esperamos que não. A ideia é optimizar esses momentos de menor actividade», justifica Ana Maria Morgado. Esta é, todavia, uma fase experimental que, a ser bem sucedida, resultará na «disseminação de boas práticas» para o concelho da Guarda ainda este ano, de forma a «cobrir a totalidade do Programa LEADER» num total de 50 instituições, refere a Pró-Raia.

Igor de Sousa Costa

Sobre o autor

Deixe comentário