Sociedade

Guarda Wine Fest regressa à Alameda de Santo André de 10 a 12 de julho

Escrito por Sofia Pereira

O Guarda Wine Fest regressa à Alameda de Santo André, no coração da cidade mais alta, onde vão estar cerca de 50 produtores a expor os vinhos das regiões vitivinícolas da Beira Interior, Dão e Douro, sendo que neste ano o evento conta com a participação da Comissão Vitivinícola convidada, do Tejo.

O festival de vinhos abre portas na sexta-feira, 10 de julho, pelas 18 horas, sendo que no primeiro dia o ponto alto vai ser a conversa sobre vinho “Dias de Verão, pedem vinhos frescos” com o enólogo guardense Tiago Macena. No sábado destaque para a conversa “Entre amanteigado e o velho, que vinho resiste ao queijo Serra da Estrela?” com o sommelier e crítico de vinho, Manuel Moreira. Segue-se um dos momentos altos do Wine Fest 2026, a apresentação oficial e a prova de antestreia do vinho “Celebrar Eduardo Lourenço” com o doutorado em Viticultura e Enologia, Tiago Alves e Sousa. No domingo os temas recaem sobre a “Beira Interior e enchidos de montanha e pão tradicional, o segredo mais mal guardado de Portugal”, novamente com Manuel Moura.

Recordar que ao longo do festival vai estar a decorrer o Guarda In Jazz, pelo que, de 10 a 12 de julho, na Alameda de Santo André, há música para acompanhar a degustação de vinhos e outros produtos endógenos da Beira Interior.

O evento foi apresentado publicamente no Solar dos Vinhos da Beira Interior, na cidade mais alta, na manhã desta quinta-feira, na presença dos presidentes das Comissões Vitivinícolas Regionais da Beira Interior, Dão e Tejo, e ainda do Instituto do Vinho do Douro e Porto,  assim como do representante da Revista dos Vinhos.

Sobre o autor

Sofia Pereira

Deixe comentário