Sociedade

Celorico da Beira, Fornos de Algodres e Figueira de Castelo Rodrigo entre os municípios menos sustentáveis do país

Escrito por Sofia Craveiro

O Rating Municipal Português (RMP) apresentado esta manhã em Lisboa, que analisou a sustentabilidade dos municípios em 2018, classifica Celorico da Beira como o município menos sustentável do país, em 308º posição. No fundo da lista estão também os municípios de Fornos de Algodres, que ocupa o 301º lugar e Figueira de Castelo Rodrigo, em 297º.

De acordo com o RMP, Lisboa, Porto e Oeiras foram, em termos globais, os concelhos mais sustentáveis. De um modo geral é possível observar que os  municípios de pequena dimensão são os que têm pior desempenho em termos de sustentabilidade, enquanto os de grande e média dimensão têm tendência para ser mais sustentáveis.

O RMP relativo a 2018, apresentado com o apoio da Ordem dos Economistas, constitui um modelo integrado que avalia metricamente os municípios, analisando 25 indicadores que se dividem em quatro dimensões: “governance”, serviços ao cidadão, desenvolvimento económico e social e sustentabilidade financeira. Estas dimensões e critérios de classificação foram estabelecidos e ponderados em colaboração com entidades como o Tribunal de Contas, a Direção-Geral das Autarquias Locais, a Associação Nacional dos Municípios Portugueses e a Inspeção Geral de Finanças.

Saiba mais na edição em papel de O INTERIOR

Sobre o autor

Sofia Craveiro

Leave a Reply