Sociedade

Aero UBI fica em 6º lugar e recebe Prémio Economia Circular na Eco Maratona Shell

Escrito por Sofia Craveiro

O veículo desenvolvido pela equipa do Departamento de Ciências Aeroespaciais da Universidade da Beira Interior (UBI) classificou-se em sexto lugar na competição em Londres. A equipa Aero UBI, que participa pela quinta vez na Eco Marathon Shell, «superou em quase 100 km a marca alcançada em 2018» e manteve o 6.º lugar da classificação geral (na categoria “Protótipos”), «que lhe dá acesso direto à prova do próximo ano», de acordo com comunicado da universidade.

O veículo elétrico, inteiramente desenvolvido nesta instituição, recebeu ainda o Prémio Economia Circular um «galardão à melhor integração do conceito em aspetos como o desenvolvimento do projeto e/ou processo de produção, funcionamento ou desmontagem do veículo», de acordo com a mesma nota.

 Apesar de alguns «contratempos» sofridos no decorrer da prova, o veículo percorreu um total de 612 km na pista londrina, gastando apenas 1 kWh. Este feito supera em 93 km a marca alcançada na edição do ano passado, data em que a UBI totalizou 519 km percorridos com a mesma quantidade de energia.

A equipa de 20 estudantes dos cursos de Mestrado Integrado e de Doutoramento em Engenharia Aeronáutica, coordenada  pelo docente Miguel Silvestre, conquistou, assim, um prémio de 2500 euros, que tem como objetivo incentivar a reflexão sobre «economia circular na engenharia de materiais, produtos e serviços para soluções industriais e de consumo real».

Sobre o autor

Sofia Craveiro

Deixar uma resposta