Samuel Barata estabeleceu um novo recorde nacional dos 10 quilómetros, que correu em 28 minutos no domingo, numa prova realizada na Roménia.
Na tRUNsylvania, em Brasov, o atleta da Covilhã terminou em 11º, tendo sido o melhor atleta europeu, numa corrida ganha pelo jovem etíope Khairi Bejiga, em 26m54s, melhor marca mundial do ano em sub-20.
Com esta marca (que aguarda homologação), Samuel Barata melhora em um segundo o anterior máximo dos 10 km (28m01s), que pertencia a Isaac Nader, atual campeão mundial dos 1.500 metros, desde janeiro deste ano, quando venceu o Campeonato Nacional de Estrada nesta distância.
Esta participação marcou o regresso à competição de Samuel Barata, também recordista nacional de meia-maratona, após longo período de paragem que o levou a abdicar de uma presença nos Mundiais de Atletismo que recentemente se disputaram em Tóquio (Japão).



