Arquivo

Conselhos para iniciar bem o Ano Novo

Nutrição & Saúde

Terminaram as festas de Natal e Fim de Ano e depois delas deu conta do aparecimento de um ou outro “pneuzito”… E das roupas mais justas… Devido aos abusos cometidos naqueles dias de abundância festiva.

O Ano Novo traz a vontade de uma rápida recuperação das “formas” anteriores levando a ensaios de dietas ditas “milagrosas” que prometem uma perda de peso em tempo recorde. Quem nunca ouviu ou leu anúncios a dietas do tipo “perca cinco quilos numa semana” ou “faça a dieta da sopa e perca 3 quilos em sete dias”?

Não vão em conversas! As dietas ditas milagrosas são apresentadas em livros, em revistas e afins e são, sem dúvida alguma, uma grande esperança para conseguir rapidamente o corpo com que sempre sonhou.

No entanto, a verdade é que essas dietas apenas resultam durante um curto período de tempo, uma vez que provocam uma diminuição de ingestão de calorias, desequilibram a absorção de nutrientes, para além de provocarem uma perda de massa muscular e água em vez de gordura. Lembre-se que logo que parar com essa “dieta”, o peso que perdeu será recuperado rapidamente. Aqui fica pois o meu primeiro conselho – fuja da tentação de embarcar em “dietas ditas milagrosas”.

Para nós, nutricionistas, as dietas têm que ser equilibradas e ajustadas a cada indivíduo, devendo, pois, ser realizada uma dieta específica e personalizada para cada pessoa.

Se quer perder peso, não desespere, siga algumas das nossas sugestões:

– Esqueça as dietas muito restritivas. A longo prazo, os resultados serão desastrosos;

– Faça um diário alimentar, anotando diariamente os alimentos que ingere. Este simples método vai ajudá-l(a)o a identificar todos os alimentos ingeridos e a reduzir ou eliminar da sua alimentação aqueles que lhe poderão ser mais prejudiciais;

– Faça 5 a 6 refeições por dia;

– Analise o rótulo dos alimentos, para os conhecer melhor em termos calóricos;

– Opte por leite e derivados magros, lembre-se que menos quantidade de gordura, significa menos colesterol e menos calorias na sua alimentação;

– Tenha cuidado com os enchidos e fumados. Lembre-se que são ricos em gordura, colesterol e sal;

– Coma pelo menos duas peças de fruta por dia;

– Aumente o consumo de legumes e saladas;

– Fuja dos fritos e das preparações com muitos molhos;

– Atenção ao álcool! Se o objectivo é emagrecer o álcool deve ser afastado da sua alimentação;

– Beba água, chás ou infusões, numa quantidade de pelo menos 1,5 litros por dia;

– Se exagerar num dia não desista! Recomece novamente no dia seguinte;

– Não encare a dieta como uma punição.

Afinal, uma boa educação alimentar é um ponto fundamental para recuperar ou manter um corpo bonito e saudável. E lembre-se, mantenha atitudes positivas ao longo de todo o seu processo de emagrecimento. Vá á luta!

Bom 2010.

Por: Inês Campos

Sobre o autor

1 comentário

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Ainda sem votos)
Loading...

Deixe comentário