Arquivo

Construção da Foz Côa Story House a concurso por 1,8 milhões de euros

Vila Nova de Foz Côa

A Câmara de Vila Nova de Foz Côa lançou na semana passada o concurso público para a construção do centro interpretativo da história do concelho. O procedimento tem um preço-base de mais de 1,8 milhões de euros e um prazo de execução de 540 dias.

A futura Foz Côa Story Houve vai nascer da reabilitação da Casa dos Almeidas, no centro histórico da cidade, e, além de um espaço expositivo, terá um hotel rural de quatro estrelas com dez quartos, restaurante e “wine bar”. O equipamento vai contar a história do concelho e dos seus produtos mais característicos, como o vinho, o azeite, o xisto e a amêndoa, através de conteúdos interativos. «O visitante vai ter uma visão completa da riqueza do concelho de Foz Côa», disse Gustavo Duarte a O INTERIOR. Em declarações recentes, o presidente da autarquia acrescentou que o município tem uma «história riquíssima que tem que ser contada e que muitos fozcoenses desconhecem», considerando que esta intervenção vai também contribuir para «dinamizar a zona histórica, que está um pouco abandonada».

O projeto foi elaborado pelo gabinete de arquitetura de José David Silva, de Moimenta da Beira, e resultou de um concurso de ideias promovido para o efeito pelo município. O investimento previsto é da ordem dos dois milhões de euros, sendo cofinanciado em 972 mil euros pelo FEDER. A Câmara de Foz Côa obteve ainda um apoio de 400 mil euros do Turismo de Portugal, no âmbito do programa de Valorização Turística do Interior.

Sobre o autor

Deixe comentário