Com um pé fora da subida ao Nacional da Iª Divisão de Futsal, o Grupo Desportivo e Recreativo das Lameirinhas (GDRL) entrou em campo, no último sábado, à espera de um “milagre”. Os guardenses venceram o Paredes por 5 a 3, mas a vitória do Póvoa Futsal sentenciou as aspirações dos guardenses ao alargar a diferença para quatro pontos a um jogo do fim.
Muito disputado no meio-campo do Paredes, o jogo foi marcado desde cedo por perdas de bola de parte a parte. Com argumentos e ambições distintas, o Lameirinhas mostrou os “galões” e assumiu as despesas do encontro, com os visitantes a apostarem no contra-ataque. Sem determinação no último terço do campo, o GDRL ganhou novo fôlego com as entradas de Pinto e Paulo, com o segundo a provocar a falta que deu origem ao primeiro golo. Traitas aproveitou da melhor forma um livre indireto e pôs os locais em vantagem aos 15’.
A assertividade do Lameirinhas foi afetada com a quinta falta, assinalada aos 17’, numa jogada de ataque em que os atletas pareceram tropeçar um no outro. A sexta falta aconteceu aos 19’, com o guarda-redes Hélder a saltar fora da área com um adversário. Roberto agradeceu e empatou.
O nervosismo do Paredes evidenciou-se na segunda-parte, com o contra-ataque a valer um golo a Caseiro logo no primeiro minuto. Aqui o árbitro perdeu definitivamente o controlo do jogo, deixando várias faltas por marcar a ambas as equipas. Ricardo foi rasteirado e a recuperação de bola valeu o empate a Roberto aos 27’. A contestação subiu de tom numa falta não marcada a Paulo, tendo Roberto sido expulso por palavras dirigidas ao árbitro. A jogar com menos um, os visitantes não conseguiram evitar o golo de Traitas aos 30’. Porém, uma distração deixou Joel na cara de Mocho aos 31’ e houve novo empate. O GDRL não se rendeu e foi a vez de Pinto, com um grande golo em desequilíbrio junto à lateral, chutar de primeira aos 33’.
Paulo Sousa ainda tentou mudar a corrente do encontro, mas a entrada do guarda-redes avançado resultou em golo dos guardenses. Aos 37’, Traitas, o “suspeito” do costume, rematou em chapéu de área a área para um golo de belo efeito. A figura dos instantes finais foi Mocho, com três defesas de alto nível em dois minutos. Este foi o último jogo em casa para Bessa, que anunciou o fim da carreira. A época do Lameirinhas termina em Macedo de Cavaleiros, onde vão defrontar o último classificado e tentar manter o terceiro lugar.
Espinhaço diz que ausências não influenciaram
Vítor Espinhaço, treinador do GDRL, disse a O INTERIOR que «sofremos demasiado e foi injusto, pois controlámos todo o jogo». O técnico considerou que o fim do “sonho” da subida «é um pouco ingrato, vacilámos no final da época, mas quero felicitar os meus jogadores pelo que fizeram»: «Nos maus momentos também temos que estar unidos e motivados e dar o melhor em prol da instituição que representamos», salientou. Já quanto à ausência de jogadores de “peso” como Tiago Torres, o treinador sublinhou que «os jogadores disponíveis sempre me deram garantias».
Sara Quelhas



