Júlio Silva Marques vai apresentar publicamente o livro “Uma Terra de Memória”, na Igreja da Misericórdia de Vilar Maior, este sábado, a partir das 17 horas, no concelho do Sabugal, integrada nas comemorações das festas da vila.
A obra parte da história de Vilar Maior para abordar uma realidade partilhada por «centenas de localidades portuguesas: o despovoamento, o envelhecimento da população e o progressivo desaparecimento de modos de vida, saberes e tradições que marcaram a identidade coletiva do país».
A história do livro é resultado de «vários anos de investigação em arquivos e da recolha de documentos, fotografias e testemunhos» e reconstrói o percurso «histórico e humano desta pequena vila da raia».
“Uma Terra de Memória” de Júlio Silva Marques «pretende contribuir para a valorização do património humano e cultural do interior de Portugal», e o autor recorda que «há livros que nascem da paixão por uma terra. Este nasceu também da recusa em aceitar que um país possa desaparecer em silêncio».




