A busca por destinos menos conhecidos tornou-se tendência entre os viajantes nos últimos anos, especialmente diante do crescimento acelerado do turismo em grandes cidades. Neste cenário, cada vez mais pessoas se voltaram para as cidades do interior.
Em Portugal, o crescimento do turismo no interior foi impulsionado por diversos factores, a começar pelos custos. Para muitos, o turismo em cidades médias é uma forma de buscar uma experiência mais autêntica. Entenda o que está por trás deste movimento e conheça as cidades que caíram nas graças dos viajantes.

O que está por trás da popularidade das cidades médias?
As cidades médias passaram muito tempo fora do radar dos turistas em Portugal, mas isto mudou nos últimos anos. Ao invés de buscar experiências em grandes hotéis de cidades metropolitanas como Lisboa, muitos viajantes estão a buscar B&B HOTELS em cidades mais pacatas que realmente oferecem uma visão do cotidiano no país.
Portugal é um país que cresce muito com a indústria do turismo, mas algumas cidades sofrem de superlotação. Na prática, isto significa aumento de preços, filas enormes em pontos turísticos e a sensação de que as experiências se adaptam aos gostos dos visitantes, ao invés de oferecer autenticidade.
Nos últimos anos, os viajantes estão a priorizar cidades menores com custos mais baixos, menos multidões e mais segurança. Para tal, as cidades do interior se tornaram tendência. Afinal, em B&Bs de pequenas cidades, os turistas têm a chance de interagir com os locais e aproveitar cenários mais pacatos com calma.
Top 3 cidades do interior para conhecer em 2026
As cidades no interior de Portugal oferecem uma mistura de história, natureza abundante e qualidade de vida. Como não querer visitar, não é mesmo?
Hoje, os turistas buscam destinos nas cidades médias por diferentes motivos, com foco especial na gastronomia, no enoturismo e em festas populares. Com isto em mente, algumas das cidades que mais atraem a atenção dos viajantes incluem:

-
Évora
A cidade de Évora é uma das mais charmosas do interior português. A região é facilmente acessível a partir de Lisboa e ficou conhecida internacionalmente pelo seu templo romano. Localizada no Alentejo, Évora é um dos destinos imperdíveis no centro-sul de Portugal.
-
Lamego
Lamego é um dos destinos mais populares no interior de Portugal para turistas que desejam focar no enoturismo. Localizada na região do Douro, Lamego é uma região produtora de vinhos renomados. Hoje, a cidade tem pouco mais de 12 mil habitantes.
-
Bragança
Bragança fica no norte de Portugal e é o destino perfeito para viajantes que querem visitar tanto o território português quanto a Espanha, já que a cidade fica a apenas 20 km da fronteira. Para quem busca passeios históricos, esta cidade arqueológica é o destino ideal.
Tendências do Turismo em Portugal
As tendências do turismo por vezes são imprevisíveis, especialmente em um país que tem tanto a oferecer. No entanto, se o movimento atual na indústria continuar forte, é muito provável que o fluxo de turistas em cidades médias aumente ainda mais nos próximos anos.


