A Universidades da Beira Interior tem dois candidatos ao cargo de Reitor para os quatros anos 2025/2029. O Conselho Geral já validou a candidatura de Ana Paula Coelho Duarte e Abel João Padrão Gomes.
As audições públicas decorrem no Anfiteatro das Sessões Solenes, a 6 de junho, – com transmissão online – e começam com Ana Paula Duarte, às 9h30, seguindo-se Abel Gomes, às 14h00. Cada candidato tem 150 minutos para defender as suas ideias, num momento que incluirá a resposta às perguntas dos elementos do Conselho Geral. No final, os 29 conselheiros irão eleger quem ocupará o principal cargo da Reitoria.
Ana Paula Duarte, natural de Pombal, é docente do Departamento de Ciências Médicas, da Faculdade de Ciências da Saúde e investigadora do Centro de Investigação em Ciências da Saúde/RISE-Health, enquanto Abel Gomes pertence ao Departamento de Informática, da Faculdade de Engenharia, e é coordenador do Centro de Computação Aplicada na UBI. Atualmente, são ambos diretores de curso, do 1.º Ciclo em Computação Criativa e Realidade Virtual (Abel Gomes) e do 3º Ciclo em Ciências Farmacêuticas (Ana Paula Duarte).
Abel Gomes, natural do Entroncamento, é Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Universidade de Coimbra, obteve Doutoramento em Information Systems and Computing, pela Brunel University, no Reino Unido, e, mais tarde, um Doutoramento em Engenharia Informática pela UBI. É Agregado pelo Instituto Superior Técnico, na área de Engenharia Informática e de Computadores.