Lana-caprina é um sinónimo de bagatela porque a lã de cabra é menos qualificada que a de ovelha. Discussão sobre lana-caprina é o que hoje se torna corrente. A política escolhe discutir a minudência e a banalidade sepultando os temas mais duros, aparentemente porque não terão solução.
Lista curta de temas que seria interessante perceber e afetam as nossas vidas:
1- Energia – a sustentabilidade energética portuguesa – o fim dos pagamentos da energia a países estrangeiros. Colocar soluções sem dogmas ideológicos sobre a mesa.
2- Saúde – Que soluções para corrigir os problemas da saúde, sem tabus para modificações a introduzir, que abalem as corporações, suas exigências frequentes, e construção de constrangimentos legais. A saúde é um dever e um desígnio nacional para termos um povo são e eficiente. Mudar as escolas de medicina e enfermagem produzindo gente transversal para as patologias correntes é fundamental.
3- Gastos correntes do Estado – como reduzir o investimento do Estado em serviços e obra pública inútil e construir eficiência, avaliação e rigor nas escolhas – transversalidade política nas decisões essenciais.
4- Impostos – desde o rendimento sobre o trabalho, até ao imposto sobre consumo. Não deixar nenhum de fora e tornar menos ampla a carga de taxas e pedidos dissimulados em favor de impostos claros e transparentes e com sentido lógico e compreensível. Terminar com vias verdes, taxas de rádio, IMI, IUC, propinas universitárias, taxas de saúde. Reduzir de modo claro a fuga dos impostos, e premiar quem os paga.
5- Educação – um sistema mais exigente, com vertente profissional, com imposição de exigência qualitativa, sem oferta de diplomas a quem não tem saberes comprovados. Uma educação com cuidados de saúde e exigências físicas e desportivas.
6- Justiça – Comissão para reestruturar o complexo jurídico. Códigos, tribunais e construção de um modo diferente de cumprimento de penas