Eventos

UBI apoia candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura com atividades

Escrito por Sofia Craveiro

A Universidade da Beira Interior vai desenvolver duas atividades que visam apoiar a candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura 2027. Os eventos agendados para os dias 24 e 30 de maio designam-se “17 Municípios Do Alto da Cultura” e “Dispers’ARTE”. A organização é das turmas finalistas de Ciências da Cultura e Ciências da Comunicação, respetivamente, em parceria com outras entidades envolvidas na candidatura.

O evento “17 Municípios do Alto da Cultura” (24 de maio, às 18h30) inclui performances artísticas pela Academia de Dança e Música do Fundão e dramatizações de poemas. Ao longo do dia pintores da Covilhã irão também participar numa pintura coletiva. A iniciativa decorrerá durante todo o dia na Parada, na Faculdade de Artes e Letras da UBI. O “Dispers’ARTE”, atividade marcada para dia 30 de maio, às 21h00 é um evento que junta cinema, música e pintura. Arranca com a exibição de quatro curtas-metragens que abordam a diáspora, tema central da Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura, havendo depois a atuação do projeto musical Homem em Catarse. Ao longo de todo o programa, o pintor Helénio Mendes criará uma obra ao vivo.

Estes eventos são organizados em ligação com a estrutura da Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura, câmaras municipais da Guarda e Covilhã e Teatro Municipal da Guarda.

Com estas propostas, a UBI procura contribuir para reforçar a estratégia de parcerias alargadas da candidatura, que conta com o apoio de 17 municípios do interior e de várias universidades.

Sobre o autor

Sofia Craveiro

Deixe comentário