Região

Guarda e Castelo Branco em alerta vermelho até domingo

Escrito por Sofia Craveiro

Guarda e Castelo Branco fazem parte da lista dos 13 distritos colocados em alerta vermelho pela  Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). Esta entidade emitiu ontem o alerta mais grave da escala devido às temperaturas elevadas previstas para os próximos dias e risco agravado de incêndios. O alerta inclui os distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Santarém, Coimbra, Guarda, Portalegre, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Viseu e Leiria e estará em vigor até às 23h59 de domingo.

Em alerta laranja – o segundo mais alto – estão os distritos de Beja e Faro. Lisboa, Évora e Setúbal encontram-se em alerta amarelo.

No sentido de sensibilizar a população para os riscos, foram emitidas SMS com o intuito de alertar para a adoção de medidas de prevenção. Nestas é dado destaque à proibição de fazer queimadas, utilizar fogareiros, fumar ou fazer lume na floresta, entre outros comportamentos de risco.

Durante o período de alerta, a vigilância e fiscalização da floresta será reforçada com patrulhamento da Força Áerea e GNR, com a ajuda de operacionais dos serviços municipalizados da proteção civil.

Sobre o autor

Sofia Craveiro

Deixar uma resposta