Política

Mesas de voto a funcionar com normalidade na Guarda

Da178cdb Adda 471a Acc4 50962bae20f8
Escrito por Sofia Pereira

A votação para as legislativas deste domingo está «na generalidade do país a acontecer com normalidade», na cidade mais alta. Pelas 11h40 já 24 por cento dos eleitores do concelho da Guarda tinham ido às urnas. As mesas de voto abriram às 8 horas e encerram às 19 horas. Segundo alguns presidentes de mesa nas eleições na cidade da Guarda, estamos a entrar nas horas de maior afluência às urnas, exatamente «antes e depois da hora de almoço».

No círculo da Guarda concorrem 14 listas. Aida Carvalho lidera a lista do PS, Dulcineia Catarina Moura é a cabeça de lista da Aliança Democrática, e Nuno Simões de Melo é o candidato do Chega. Beatriz Realinho concorre pelo Bloco de Esquerda, Catarina Costa encabeça a lista da CDU e Rui Abreu lidera a lista da Iniciativa Liberal, enquanto João Almeida é o candidato do PAN e Margarida Bordalo é a cabeça de lista do Livre.

São 139.638 eleitores recenseados no distrito da Guarda que votam hoje para 3 lugares no Parlamento. Face ao ano passado, o distrito da Guarda perdeu 1812 eleitores.

Desde 2019 que o círculo da Guarda elege três deputados à Assembleia da República. Nas eleições de 2022, tal como em 2019, o PS elegeu dois deputados e o PSD um. Nas legislativas de 2024 o distrito voltou a eleger três deputados, um do PS, um do PSD e um do Chega.

No total, serão eleitos 230 deputados, em 22 círculos eleitorais – 18 dos quais em Portugal continental e os restantes nos Açores, na Madeira, na Europa e fora da Europa.

O partido mais votado, ou com maior número de mandatos no Parlamento será convidado para formar Governo, contas que serão feitas mais logo à noite.

Pode acompanhar todos os detalhes das eleições nos sites do Jornal O Interior e Rádio Altitude, assim como nos 90.9 da rádio, com primeiras reações, comentários e análises dos principais intervenientes. A partir das 21 horas o Altitude transmite um “Frente A Frente – especial” de modo a acompanhar a noite eleitoral, com Gonçalo Amaral (PS) e Ricardo Neves de Sousa (PSD).

Sobre o autor

Sofia Pereira

Deixe comentário