Cultura

Dia dos Museus com atividades gratuitas na região

Escrito por Sofia Craveiro

No próximo sábado celebra-se o Dia Internacional dos Museus, data assinalada desde 1977, por proposta do Conselho Internacional de Museus (ICOM), um organismo da UNESCO. Este ano o tema central é “Os Museus como Plataformas Culturais – Museus e Cidadania” que pretende lançar a reflexão sobre o papel destas entidades na “transposição das necessidades e opiniões das populações no seu território para um contexto global”, de acordo com a organização. Além deste dia, os museus são também exaltados na noite de 19 de maio, a Noite Europeia dos Museus data criada pelo Ministério Francês da Cultura e Comunicação. Na região são várias as propostas culturais com entrada gratuita.

O Museu da Guarda vai promover várias inciativas ao longo do dia, que assinalam o Dia Internacional dos Museus. Com início pelas 10h30, as atividades começam com uma visita encenada à exposição permanente, que se prolongará até às 11h30. Pelas 14 horas será levada a cabo uma visita guiada, desta vez ao núcleo de arqueologia deste museu. Após o término desta atividade segue-se uma Mesa Redonda, com a presença de Ana Carro Rossell, João Mendes Rosa e Juan Manuel Valadés Sierra, que irá debater o tema atribuído a esta data. Segue-se a apresentação da página web do museu que precede o encerramento das ações, marcado pelo concerto “Canções de Todo o Ano”, por César Prata, que irá decorrer no pátio do Museu, pelas 21h30. As atividades são gratuitas mas requerem inscrição prévia, que pode ser feita através do endereço de e-mail museu.guarda@mun-guarda.pt ou através do número de telefone 271 21 34 60.

Na Covilhã, no Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior, o programa de atividades estende-se durante todo o dia. Entradas gratuitas e visitas guiadas nas exposições permanentes “Da Manufactura à Industrialização dos Lanifícios”, das 9h30 às 12h e das 14h30 às 18 horas. Simultaneamente a Oficina Têxtil, entre as 10 da manhã e as 15 horas encontra-se disponível para explicar às crianças o processo de fabrico da lã, numa visita lúdica e pedagógica.

Em Belmonte a entrada em toda a rede de museus é gratuita, de acordo com a página oficial do município. A data é ainda assinalada por uma “Caminhada pela História” pelo PR– Serra da Esperança: Fauna e flora. O local de encontro desta atividade é junto ao Ecomuseu. No domingo, data da Noite Europeia dos Museus, realiza-se uma atividade de arqueologia experimental na Casa da Torre de Caria, com início pelas 10 horas.

Em Seia, à semelhança de anos anteriores, a data comemorativa assinala-se com entrada gratuita no Museu do Brinquedo e no Museu Natural da Eletricidade.

O Município de Gouveia irá, também, realizar diversas atividades nos museus do concelho. Serão promovidas visitas guiadas ao ao Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta, pelas 10 horas e ao Museu de Arte Sacra – Igreja da Misericórdia, às 11 da manhã. À tarde prosseguem as visitas no Museu da Miniatura Automóvel, pelas 15 horas,  Espaço Arte e Memória e Pátio do Museu (16 horas). Será ainda divulgada a obra e o artista distinguidos com o Prémio Abel Manta de Pintura 2019. Para participar nas atividades devem ser feitas inscrições no Posto de Turismo de Gouveia, até amanhã.

Nesta dia, a Direcção-Geral do Património Cultural, coordenadora do evento, desafia todos os museus a fazer parte da iniciativa. Este ano cerca de 400 entidades em todo o país promovem atividades alusivas a esta data comemorativa.

Sobre o autor

Sofia Craveiro

Deixar uma resposta