Controlar os gastos da autarquia é a missão do Observatório da Despesa Municipal aprovado recentemente por unanimidade pela Assembleia Municipal (AM) de Figueira de Castelo Rodrigo.
A proposta foi apresentada pela bancada do PS com o argumento de que «a qualidade das políticas autárquicas e a qualidade da despesa pública, bem como o grau de transparência da Câmara Municipal, são elementos fundamentais para a qualidade da democracia municipal e um importante fator de competitividade do concelho». Segundo o documento, o Observatório, constituído pelos elementos da mesa da AM presidida pelo socialista Feliciano Martins, apresentará trimestralmente um relatório aos deputados sobre a despesa realizada pela autarquia de forma a «garantir uma correta aplicação dos dinheiros do contribuinte, identificando situações de má despesa ou eventuais irregularidades».
Para o presidente do município, o também socialista Paulo Langrouva, esta decisão «é um claro sinal de transparência e de rigor» na gestão da Câmara: «Revela que estamos empenhados em desenvolver um trabalho profícuo, exaustivo, de empenho e de dedicação, mas sempre com o horizonte de algum rigor e de alguma contenção orçamental», assumiu o edil figueirense.


