Álvaro Guerreiro foi distinguido com a Fénix de Ouro pela Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) na sétima edição da Gala do Bombeiro, que decorreu no sábado no pavilhão multiusos do Parque da Senhora dos Verdes, em Cativelos (Gouveia).
Organizado pela Federação de Bombeiros do Distrito da Guarda (FBDG), em parceria com o município local, o evento contou com a presença de cerca de 320 pessoas, entre entidades, convidados e representantes de 19 das 23 corporações do distrito da Guarda. Na ocasião, Jaime Marta Soares, presidente da LBP, fez o elogio de Álvaro Guerreiro, que classificou de «homem bom, que tem feito coisas extraordinárias», sendo «a humildade» a sua principal caraterística. «Esconde-se no bem que faz, não procura protagonismo», prosseguiu o dirigente, sublinhando é «alguém a quem a Federação de Bombeiros do Distrito da Guarda muito deve». Jaime Marta Soares acrescentou que a atribuição da Fénix de Ouro ao antigo presidente dos bombeiros da Guarda e da FBDG foi decidida «por unanimidade e aclamação». Também o presidente da Federação, Paulo Amaral, enalteceu o papel de Álvaro Guerreiro no seio dos voluntários, sublinhando que é «um vulto dos bombeiros do nosso distrito».
A noite ficou ainda marcada pela homenagem a pessoas, instituições e entidades indicadas por cada uma das 19 corporações representadas na gala, tendo sido também distinguidos os três comandantes que passaram ao Quadro de Honra em 2016.


