Arquivo

Cerimónia de visita e bênção da ampliação do centro

Centro Social da Lageosa da Raia

O passado dia 14 de Outubro ficará na história do Centro Social da Lageosa da Raia – Lar Nossa Senhora das Neves, como um dia especialmente marcante, ao celebrar a Bênção das novas instalações de ampliação e requalificação deste centro.

Esta obra representa um grande passo em frente na melhoria da qualidade do espaço e das condições gerais e de funcionamento do mesmo, facto que é motivo de orgulho para todos.

Passados quase 10 anos desde o início do projeto, foi lançada a primeira pedra destas obras em Janeiro de 2016, terminando agora em 14 de outubro com a celebração da bênção da nova ala para utentes residentes, ficando assim concluída a primeira fase dos trabalhos, isto é, a ampliação das instalações do Centro Social da Lajeosa da Raia. Esta ampliação permitiu dotar os quartos, as instalações sanitárias e os espaços comuns, de espaços mais amplos e com melhores condições.

A cerimónia, presidida pelo Exmo. Senhor Padre Américo Barroca, Pároco da Freguesia, teve lugar a meio da tarde e contou com a presença do Exmo. Sr. Director da Segurança Social, Dr. Jacinto Dias, Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal do Sabugal, Eng. António Robalo bem como os seus vereadores, com representantes das principais Entidades da Região e ainda com a presença em massa dos habitantes da freguesia da Lageosa da Raia, bem como a sua colaboração e solidariedade.

O Projeto em causa mereceu os pareceres positivos da Delegação de Saúde, da Autoridade Nacional de Proteção Civil, da Segurança Social e da Câmara Municipal do Sabugal e cumpre ainda com o estipulado nos despachos normativos

Depois da ampliação, segue-se a fase de remodelação das instalações existentes.

Esta segunda etapa da intervenção abrangerá todos os quartos existentes e ainda o espaço de refeitório, a sala de convívio, a cozinha e o espaço de lavandaria, para um melhor funcionamento articulado destas zonas comuns. Também as casas de banho existentes serão objecto de requalificação.

A conclusão desta obra representa uma melhoria considerável das condições do Centro Social da Lajeosa da Raia.

Esta iniciativa constitui um passo muito importante, não só na melhoria das condições como também na viabilidade da Instituição e consequentemente do salário de quem ali trabalha todos os dias, mas sobretudo de quem ali vive e tem a sua residência. Pretende- se que esta não seja entendida como a última morada mas sim como uma casa de bem estar e vida agradável, divertida e saudável dos Utentes que ali residem.

Para que tal aconteça é muito importante a renovação das instalações mas esta é apenas uma das etapas do processo. Também são importantes outras melhorias tais como:

– O acompanhamento médico e de enfermagem

– O serviço de reabilitação físico e mental

– A alimentação

– Os cuidados de higiene e limpeza

e as iniciativas Lúdicas e Sociais entre outras.

Nestas matérias foram já efectuadas melhorias muito significativas mas outras mais estão a ser planeadas, nomeadamente no que diz respeito a Utentes com doenças do foro mental e da demência, que são uma população significativa dos nossos Utentes.

Com esta obra vamos melhorar a Qualidade do serviço prestado aos Utentes, razão exclusiva e prioritária da existência do Centro Social da Lageosa da Raia – Lar Nossa Senhora das Neves, cumprindo a nossa missão e dignificando o serviço Social.

Atualmente o Centro Social da Lageosa da Raia funciona como estrutura Residencial para pessoas Idosas e como serviço de Apoio Domiciliário. Tem dotação para 45 Utentes na Valência Residencial e 24 na vertente de Apoio Domiciliário.

Por fim uma palavra de agradecimento, em nome do Centro Social da Lageosa da Raia, para todas as Entidades que contribuíram para que esta obra fosse uma realidade e um Bem Haja a todos os Sócios e Habitantes da Lajeosa pelo seu encorajamento para que o projecto se concretizasse.

Citando Fernando Pessoa: Deus quer, O Homem sonha, A obra nasce !

Contactos:

Telefone: 271 496 866

email: utentes@cslageosa.pt

Sobre o autor

Deixe comentário