Arquivo

Penamacor lidera projeto de reintrodução do lince-ibérico

Malcata

Penamacor vai liderar um projeto de reintrodução do lince-ibérico nas serras da Malcata, de São Mamede e na área de Moura/Barrancos e que envolve um investimento global de um milhão de euros.

A novidade foi revelada pelo presidente da Câmara local. António Luís Beites adiantou que a iniciativa vai envolver ainda os municípios do Sabugal e de Castelo de Vide (distrito de Portalegre), bem como a EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva. Denominado “Linx 2020”, o projeto será candidatado ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), no âmbito da abertura de um aviso que se destina exatamente à preservação deste felino. «Esperamos que esta candidatura possa ser aprovada até ao final do ano para que em 2017 já possamos implantar medidas no terreno, de modo a podermos criar novamente condições de habitat natural para que o lince-ibérico volte a ser reintroduzido nestes territórios», refere o edil.

António Luís Beites adianta que o projeto prevê a concretização de várias ações que devem criar condições para permitir a reprodução e proliferação do coelho bravo, principal alimento do lince-ibérico. Entre as medidas delineadas estão a construção e requalificação de cercados para a reprodução do coelho bravo, a criação de morouços, a realização de sementeiras e ações de controlo das espécies predadoras. A entrada em funcionamento do parque de reprodução de coelho bravo já construído na área do Sabugal, a reabilitação do parque existente na área de Penamacor e a construção de um terceiro parque, caso se justifique com a implementação do projeto, também serão elencadas no projeto.

«Todos gostamos muito do nosso lince-ibérico e, naturalmente, queremos voltar a tê-lo nos nossos territórios, até pelo elevado potencial turístico que lhe pode estar associado», sublinha o presidente da Câmara de Penamacor, que partilha com o Sabugal a área territorial da Reserva Natural da Serra da Malcata.

Sobre o autor

Deixe comentário