Sociedade

ULS da Guarda contemplada com 41 vagas para médicos

Dsc 5912 Scaled
Escrito por Carlos Gomes

A Unidade Local de Saúde da Guarda (ULSG) foi contemplada com 41 vagas para médicos, no sentido de reforçar a capacidade de resposta nos cuidados de saúde primários e hospitalares da região.

O Despacho publicado em Diário da República, fixa um total de 2.188 vagas para médicos a nível nacional, sendo que, nos Cuidados de Saúde Primários da ULSG foram abertas 16 vagas para Medicina Geral e Familiar: Almeida (2 vagas), Figueira de Castelo Rodrigo (3), Gouveia (4), Manteigas (1), Sabugal (2), Trancoso (3), Vila Nova de Foz Côa (2), sendo que um dos lugares tem a ver com Saúde Pública.

Nos Cuidados de Saúde Hospitalares  foram abertas 24 vagas distribuídas por diversas especialidades: Anestesiologia (2), Cardiologia (1), Cirurgia Geral (2), Gastrenterologia (1), Ginecologia/Obstetrícia (2), Hematologia Clínica (1), Medicina Física e de Reabilitação (1), Medicina Intensiva (1), Medicina Interna (2), Neurologia (1), Oftalmologia (1), Oncologia Médica (1), Ortopedia (1), Otorrinolaringologia (1), Patologia Clínica (1), Pediatria (1), Psiquiatria (1), Psiquiatria da Infância e da Adolescência (1), Radiologia (1), Reumatologia (1).

Segundo a ULSG, esta medida representa «uma aposta no reforço do SNS, promovendo a equidade no acesso aos cuidados de saúde e contribuindo para uma resposta assistencial mais próxima, eficaz e humanizada», A ULS da Guarda refere que «continua comprometida com o seu papel estratégico na prestação de cuidados de saúde de excelência à população da região».

 

Sobre o autor

Carlos Gomes

Leave a Reply