Sociedade

Projeto de teleassistência a idosos arranca em julho

Escrito por Jornal O Interior

A GNR prevê iniciar em julho um programa de teleassistência para apoio a idosos e a pessoas vulneráveis que vivem sós e isoladas em 11 dos 14 concelhos do distrito da Guarda.
O projeto denominado “eGuard” resultou da assinatura de um protocolo, em junho de 2017, entre o Comando Territorial da GNR e os municípios de Guarda, Celorico da Beira, Sabugal, Pinhel, Trancoso, Mêda, Vila Nova de Foz Côa, Almeida, Gouveia, Figueira de Castelo Rodrigo e Aguiar da Beira. «Estamos neste momento a desenvolver a última fase do projeto, que tem a ver com algumas ações de formação, não só dirigidas aos técnicos das Câmaras, mas também aos militares da Guarda que irão operar no portal de monitorização», afirmou o major João Marques, chefe da secção de operações de treino e relações públicas do Comando Territorial da Guarda. Segundo o responsável, o projeto deverá estar «em pleno funcionamento» no início de julho, com cerca de 200 utentes.
Conforme O INTERIOR já noticiou, o “eGuard” surge para proporcionar uma maior inclusão, minimizar o isolamento dos idosos e das pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade e também para contribuir para a sua segurança. O utente fica na posse de um equipamento, que pode usar ao pescoço, e que, entre outras funções, possui um botão para ser acionado em caso de emergência (botão SOS), permite comunicar de forma bidirecional, permite definir um perímetro de segurança e alerta em caso de imobilidade. O sistema de teleassistência é monitorizado em permanência através de um portal que está acessível na Sala de Situação do Comando Territorial da GNR da Guarda e nos dispositivos móveis das patrulhas que estão no terreno. No âmbito desta parceria, os municípios deverão assumir os custos mensais com cada dispositivo entregue aos utilizadores do “eGuard” na sua área de influência.
O projeto envolve ainda a Associação para o Desenvolvimento da Sociedade de Informação (ADSI) da Guarda.

Sobre o autor

Jornal O Interior

Deixar uma resposta