Região

Lendas de Castelo Mendo inspiram dois dias de festa na Aldeia Histórica

Escrito por Luís Martins

As lendas associadas à Aldeia Histórica de Castelo Mendo (Almeida) servem de guião para a festa que anima a localidade esta sexta-feira e no sábado.

O evento integra o ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” e é promovido pela Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico. Um dos temas é “A Menda e o Mendo”, que remete a existência, numa gárgula em pedra na parede da Antiga Domus Municipalis (antigo tribunal), uma figura incrustada na parede que se assemelha a um homem e numa pedra de uma casa térrea em frente encontra-se a figura de uma mulher.

São «dois curiosos elementos decorativos, dos quais pouco se sabe, e que o povo batizou, respetivamente, de Mendo e Menda, em homenagem ao nome da terra», adiantam os promotores.

«Ninguém sabe a história destas duas figuras, mas o mistério que as rodeia povoa, há muito, a imaginação dos habitantes, que acreditam que a aldeia terá sido palco de um amor proibido como Romeu e Julieta, e que os amantes foram condenados para sempre a contemplarem-se à distância, nas pedras de Castelo Mendo», acrescentam.

Na aldeia existem outras lendas que vão passando de geração em geração, como a do “Monstro e do Ermitão”. Hoje e amanhã estão programadas narrativas, lendas e canções, música, gastronomia, visitas guiadas, recriações e oficinas.

A iniciativa é organizada pelo município de Almeida, Junta de Freguesia de Castelo Mendo, associações e agentes económicos locais.

Sobre o autor

Luís Martins

Deixar uma resposta