Um novo Interior

A partir de hoje, o jornal O INTERIOR tem um novo site (em www.ointerior.pt). Num tempo de dificuldades extremas para as empresas, com tantas assimetrias regionais, despovoamento e desinvestimento, resilientes, investimos no futuro, apostamos numa nova dinâmica para o interior. Um novo grafismo, mais apelativo, moderno e responsivo, que nos permite voltar a estar na linha da frente, com um dos sites de informação mais vanguardistas em Portugal e continuar o exercício de jornalismo de referência. Como há 18 anos, quando o jornal O INTERIOR nasceu, informar nos diferentes suportes (O INTERIOR foi o primeiro jornal português que nasceu, em simultâneo, com dois suportes: papel e digital).
Quando, em 2000, o Jornal O INTERIOR nasceu, o telefone fixo ainda dominava e as cabines telefónicas eram uma necessidade em qualquer cidade – o “credifone” era então uma “modernice”. O telemóvel ia ganhando espaço, mas ainda era visto como um artigo supérfluo, caro e exibicionista (muitas vezes associado a novo-riquismo). A informática ainda não dominava o dia-a-dia das pessoas e das empresas. E a Internet já tinha nascido, mas só uma minoria a utilizava habitualmente.
Tudo mudou entretanto. Hoje, o mundo é digital. Hoje estamos todos conectados 24 horas por dia. Hoje, no smartphone ou no PC, passamos horas entre trabalho e lazer “presos” à web, às novas tecnologias, à sociedade de informação. Já ultrapassámos a era da web 2.0 e entrámos na era 4.0 – a da Evolução Digital (a Primeira Revolução Industrial, de 1780 a 1840, foi marcada pela transição da utilização de métodos de produção artesanal para a utilização de máquinas; a Segunda Revolução Industrial, 1850-1870, foi caracterizada pelo extraordinário progresso na indústria química, elétrica, petrolífera e do aço; a Terceira Revolução Industrial, em 1970, também conhecida por revolução da informação, teve o fortalecimento do sistema capitalista, a melhoria das condições de trabalho no ocidente, um novo cenário nas relações económicas e o aparecimento do fenómeno da globalização; a Quarta, da Indústria 4.0, é a Revolução Tecnológica, que é também uma revolução industrial provocada, nomeadamente, pela transformação digital – uma industria caraterizada pelo foco na digitalização dos ativos e na sua integração no meio digital). Um mundo novo em que quem fica para trás desaparece.
Precisamente para continuarmos na vanguarda, enquanto jornal, enquanto meio de comunicação, nasceu um novo O INTERIOR, um jornal diário de informação regional: o DIÁRIO DAS BEIRAS E SERRA DA ESTRELA. Como há 18 anos, informar e formar é a nossa missão, em papel ou online, renovamos o nosso compromisso com os nossos leitores, com a nossa comunidade, mantendo a nossa ambição de promovermos uma sociedade moderna, mais culta e informada, à volta da Serra da Estrela – que tanto nos une, mas também nos separa.
Neste tempo em que as redes sociais merecem o apego das maiorias, em que tantos se conformam em ver fotografias ou ler comentários rápidos e a acompanhar a feira de vaidades do Facebook, “ler jornais é saber mais”, porque estar informado é ler e aprender. Enquanto continuamos a ser o jornal de maior circulação do distrito da Guarda (em papel) e ointerior.pt se assume como o maior site de informação da Beira Interior, o novo O INTERIOR quer ser o novo centro da região. Contamos consigo, com todos, para renovarmos a expectativa de futuro nas Beiras e Serra da Estrela.

Sobre o autor

Luís Baptista-Martins

Leave a Reply