Cultura

Ópera: Obra de Tiago Cutileiro no TMG

Escrito por Jornal O Interior

A ópera está de regresso ao TMG este sábado (21h30) com o espetáculo “Tudo Nunca Sempre o Mesmo Diferente Nada”, com música original de Tiago Cutileiro.
«É uma produção onde a vídeo projeção, a eletrónica em tempo real, os personagens cantores e a cenografia se inserem na tradição da grande ópera, quer através da sua escala temporal e de espaço, quer através do seu fio narrativo, centrado nos temas paradigmáticos da natureza humana – duas personagens apaixonam-se, envelhecem, desiludem-se e recordam as suas vidas enquanto uma terceira, a narrativa, as acompanha como um fantasma das suas próprias histórias/memórias», adianta a produção. Trata-se de um projeto operático integrado no que se poderá chamar música “não narrativa” e apresentada em quatro atos, numa sucessão de doze cenas de dez minutos cada uma.
A encenação é de Sónia Baptista, Leonor Keil e André E. Teodósio, enquanto a interpretação está a cargo das cantoras Inês Simões, Nélia Gonçalves, Maria Ermida, Maria João Sousa e do agrupamento Ars Ad Hoc. Compositor e artista sonoro, Tiago Cutileiro (1967) é licenciado em Composição pela Universidade Évora, onde concluiu também o doutoramento. Atualmente vive e trabalha em Berlim. A sua obra inclui música instrumental, eletroacústica e eletrónica, instalação sonora e sonoplástica, música para teatro e para cinema.

Sobre o autor

Jornal O Interior

Deixe comentário