Arquivo

Exploração de lítio é tema de conferência internacional

Guarda

A exploração de lítio vai ser discutida na Guarda, entre quinta-feira e sábado, numa conferência internacional que também inclui visitas de campo.

O “EuroWorkshop” sobre os recursos do lítio em Portugal é organizado pela Associação Portuguesa de Geólogos, em colaboração com o Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e com a Federação Europeia de Geólogos. Segundo a organização, o obejtivo é «dar a conhecer o importante papel que Portugal poderá ter na investigação e prospeção, bem como na eventual exploração de lítio à escala mundial». Em comunicado, o IPG adianta que, entre os diversos temas a abordar, «destacam-se as principais ocorrências de lítio já conhecidas em Portugal, os aspetos legais associados a pedidos de atribuição de direitos de prospeção e pesquisa e de exploração, o papel das empresas de extração de minerais industriais, os avanços tecnológicos relativos ao seu processamento mineral e metalúrgico e o impacto ambiental relacionado com a sua prospeção e exploração».

O encontro contempla ainda visitas de estudo a explorações mineiras de minerais industriais litiníferos, atualmente em atividade na região da Guarda, e a antigas minas de estanho, feldspato e quartzo, que se encontram em apreciação para a pesquisa e prospeção de lítio na região de Viseu. Os trabalhos começam pelas 9 horas desta quinta-feira, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPG, e terminam no sábado com as visitas de campo a Gonçalo, a Sátão e a Vila Nova de Paiva.

Sobre o autor

Deixar uma resposta