Região

Celorico da Beira celebrou o “rei” dos queijos portugueses

Escrito por Jornal O Interior

Município antecipou-se aos concelhos vizinhos e atraiu milhares de visitantes no passado fim de semana

O “rei” dos queijos portugueses teve uma festa à altura na “capital” do queijo Serra da Estrela no passado fim de semana. Celorico da Beira celebrou esta iguaria única com um certame que homenageou «a tradição e a história de vida e sacrifício» dos seus produtores, sintetizou o presidente da Câmara.
Para Carlos Ascensão, o queijo Serra da Estrela é uma «marca da nossa identidade» e um «elemento identitário» da história do município serrano.
«Todos temos ou tivemos alguém próximo ou um parente ligado a esta atividade ancestral», disse o autarca na abertura da 40ª edição da feira do queijo, que, de acordo com a autarquia, atraiu «milhares de visitantes» nos três dias do evento. No recinto do mercado municipal 21 produtores de queijo de ovelha realizaram degustações e comercializaram um produto eleito como uma das “Sete Maravilhas” da gastronomia portuguesa. A mostra foi complementada com cerca de 80 expositores de outros produtos agropecuários, licores, vinho, pão, doçaria e artesanato.
Na presença do secretário de Estado da Valorização do Interior, João Paulo Catarino, Carlos Ascensão alertou para necessidade de redução das portagens na A25 e A23. «Era mais que justo que houvesse abolição total deste encargo e incentivos fiscais para os empresários para ajudar ao desenvolvimento desta região», disse, acrescentando que, pela sua parte, não se rende «ao fatalismo de que estamos condenados, de que só o litoral vai ter vida. Nós temos valor e produtos de excelência, e as coisas vão mudar, têm que mudar, para o bem do país», sublinhou o presidente da Câmara de Celorico da Beira. Na resposta, o governante desfiou algumas medidas do Governo para o interior, como o recente programa de mobilidade dos funcionários públicos, para concluir que «iniciámos um caminho que nunca tinha sido feito e que leva o seu tempo a dar frutos».
Este fim de semana será a vez de Aguiar da Beira (domingo), Gouveia (domingo) e Seia (sábado) realizarem as suas feiras do queijo Serra da Estrela. Na terça-feira de Carnaval é Manteigas que promove uma prova desta iguaria tradicional e icónica da região serrana. O ciclo das feiras do queijo termina em Fornos de Algodres, a 16 e 17 de março, no mercado municipal.

Sobre o autor

Jornal O Interior

Deixar uma resposta