Política

Novo Parlamento empossado esta terça-feira

Escrito por Luís Martins

Dulcineia Catarina Moura (AD), Aida Carvalho (PS) e Nuno Simões de Melo (Chega), eleitos pelo círculo da Guarda, são empossados esta terça-feira como deputados na Assembleia da República (AR). A primeira sessão plenária do novo Parlamento, saído das legislativas de 18 de maio, realiza-se hoje com a constituição da comissão de verificação dos deputados eleitos e a provável reeleição do social-democrata José Pedro Aguiar-Branco para o cargo de presidente da AR.

A primeira reunião plenária vai dividir-se em duas partes, uma de manhã e outra à tarde, começando pelas 10 horas com a leitura e votação do projeto de resolução para a constituição da Comissão Eventual de Verificação de Poderes dos Deputados Eleitos.

Os trabalhos reiniciam-se pelas 15 horas para leitura do relatório e votação do parecer da Comissão de Verificação de Poderes dos Deputados Eleitos e para a eleição da mesa do Parlamento, constituída pelo presidente – a segunda figura da hierarquia do Estado Português -, por vice-presidentes, secretários e vice-secretário.

Na segunda-feira, o Grupo Parlamentar do PSD anunciou que irá propor formalmente a reeleição de José Pedro Aguiar-Branco para as funções de presidente da Assembleia da República. Uma eleição em que o antigo ministro social-democrata necessita de obter 116 votos favoráveis em 230. Ao que tudo indica, AD, PS e Chega irão viabilizar a proposta social-democrata.

Nesta XVII Legislatura, dos 230 deputados, o PSD tem agora 89 e o CDS-PP (o parceiro dos sociais-democratas na coligação AD) dois. O Chega passou a ser a segunda maior força parlamentar, com 60 deputados, mais dois do que os 58 eleitos pelo PS, que teve mais votos. A IL manteve-se o quarto maior partido no parlamento, com nove deputados, seguindo-se o Livre, com seis, o PCP, com três, e o BE, o PAN e o JPP, com um cada.

Sobre o autor

Luís Martins

Deixe comentário