O dirigente sindical José Pedro Branquinho é o candidato da Coligação Democrática Unitária (CDU) à Câmara da Guarda nas próximas autárquicas, anunciou esta sexta-feira a estrutura que junta PCP e Os Verdes.
Com 60 anos, José Pedro Branquinho Branco é guia do Parque Arqueológico do Vale do Côa, em Vila Nova de Foz Côa, dirigente associativo e coordenador da União de Sindicatos da Guarda (USG), afeta à CGTP. É membro da direção do Sindicato da Função Pública do Centro e do Conselho Nacional da CGTP-IN, integrando ainda a Direção da Organização Regional da Guarda (DORG) do PCP.
Para o cabeça de lista, “o trabalho, a honestidade e a competência” são atributos reconhecidos à CDU, que neste mandato não conseguiu eleger nenhum deputado municipal. “Mas em nenhum momento deixámos de intervir na vida política do nosso concelho. Sempre que necessário, denunciámos, reivindicámos e estivemos junto das populações, esclarecendo as pessoas, porque nós não ficamos sentados à espera de campanhas”, disse José Pedro Branquinho a O INTERIOR.
Apoiar os agricultores e a produção local, ajudar as micro e pequenas empresas, melhorar a mobilidade e os serviços de saúde, defender os serviços municipais, como o abastecimento de água, são algumas das ambições do sindicalista.
À Assembleia Municipal da Guarda, a CDU candidata o enfermeiro Honorato Robalo, dirigente da Direção Nacional do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses e da União dos Sindicatos da Guarda. Foi várias vezes eleito para a Assembleia de Freguesia da Guarda e para a Assembleia Municipal da Guarda. É membro da Direção da Organização Regional da Guarda (DORG) do PCP.