Em destaque

Distrito da Guarda sob aviso laranja

Escrito por Sofia Craveiro

Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou a Guarda sob aviso laranja entre as 21 horas de sexta-feira e as 18 horas de sábado, devido à previsão de queda de neve acima dos 800/1000 metros. Além da Guarda, os distritos de Bragança, Vila Real, Viana do Castelo e Braga também fazem parte deste aviso.

A Guarda será o distrito que irá registar a mais baixa temperatura miníma em Portugal Continental, que pode chegar a -1 grau na noite de sexta-feira. As temperaturas máximas atingirão os 10 graus e há também previsão de vento moderado a forte, com possibilidade de aguaceiros (com flocos de neve).

Junto com Bragança, Porto, Viseu, Vila Real, Viana do Castelo e Braga, a Guarda estava já incluída na lista de distritos em aviso amarelo, entre as 12 e as 18 horas de hoje, também devido à previsão de neve nas terras altas. O aviso agrava-se agora para laranja devido ao aumento dos riscos associados à descida acentuada da temperatura que se fará sentir nos próximos dias.

O aviso laranja é o segundo mais grave, sendo o indicador de uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o aviso amarelo, o segundo menos grave, classifica riscos para determinadas atividades, dependo da especificidade da meteorologia.

Sobre o autor

Sofia Craveiro

Deixar uma resposta