Os Vilanovenses receberam e venceram com alguma dificuldade, no último domingo, os Pinhelenses por 2-1.
Na fase inicial do encontro, os visitantes entraram mais destemidos com Puskas a obrigar o guardião Elton a defesa apertada. Pouco depois, foi Emanuel que surgiu ao segundo poste a finalizar a rasar a baliza, após um canto na direita. A equipa de José Galvão começou a acordar e conseguiu equilibrar a partida, tendo Cláudio Duarte desferido de pronto um remate que passou ao lado da baliza de Buffon. Volvidos 20’, os locais organizaram uma bela jogada e abriram o ativo. Cláudio Duarte entrou na área para rematar mais em jeito do que em força e acabou por fazer o primeiro golo do Vilanovenses.
A pressão dos locais deu resultado e minutos depois foi Pedro Cid que apareceu na cara de Buffon, que evitou novo golo. Os pupilos de Manuel Barbosa reagiram e João Pedro conseguiu um belo remate que obrigou Elton a defesa apertada.
Contudo, pouco depois, os Pinhelenses ficaram reduzidos a dez devido à expulsão de Emanuel. Mas isso não os desmotivou, perto do intervalo, nova investida de João Pedro, muito trabalhador nesta partida, cujo remate a meia distância foi desviado para canto por Elton. Na segunda parte, as equipas surgiram com a intenção de marcar pelo que se assistiu a alguns minutos de equilíbrio, mas aos 58’, o árbitro assinalou penálti num lance confuso na área dos Pinhelenses – tem o benefício da dúvida dado que o juiz da partida estava bem posicionado. Chamado a converter, Luís rematou forte mas à barra da baliza de Buffon. Volvidos alguns minutos, Nuno Mendes fez o segundo golo dos locais com um remate à meia volta a concluir um canto da direita.
Em desvantagem, os visitantes procuraram criar novas situações de ataque e João Pedro, num livre na zona frontal, rematou forte e colocado marcando o golo de honra do Pinhel. Nesta fase final, a partida manteve um ritmo elevado, pois as equipas tudo fizeram para alterar o resultado mas os guarda-redes foram anulando essas situações. Arbitragem com trabalho razoável.
António Pacheco


