Arquivo

Cidadelhe acolhe filmagens de “Fátima” em outubro

Cinema

Cidadelhe, no concelho de Pinhel, vai ser a vila de Aljustrel em 1917 para o filme “Fátima”, baseado nas aparições da Cova da Iria há cem anos e que conta com o norte-americano Harvey Keitel e a brasileira Sónia Braga entre os atores principais.

As rodagens já começaram na zona de Mafra e terão lugar na aldeia que Saramago chamou de “calcanhar do mundo” entre 9 e 26 de outubro, segundo a produtora ViVi Film Portugal. Com um investimento de seis milhões de euros, o filme realizado pelo italiano Marco Pontecorvo é destinado ao mercado internacional e foi já gravado em Fátima, durante a missa do papa Francisco, e em Coimbra, em 2017. O roteiro das filmagens passa também por Sesimbra e Tomar. Do elenco fazem ainda parte o ator croata Goran Visnjic e os portugueses Joaquim de Almeida e Lúcia Moniz. A produção conta com meio milhar de especialistas, 70 atores portugueses e 2.500 figurantes portugueses. Nesse sentido, a ViVi Film vai realizar na Guarda (auditório municipal) um casting para figurações de todas as idades.

“Fatima” é o primeiro filme a ser apoiado pelo Estado no âmbito do recém-criado Fundo de Apoio ao Turismo, Cinema e Audiovisual, que pretende captar produções internacionais de filmes cinematográficos. Estão agendadas duas estreias mundiais, de cariz solidário, em 2019: uma em Fátima a 13 de maio e outra em Nova Iorque, ocasiões em que o cantor italiano Andrea Bocelli, autor e intérprete de “Gloria”, vai cantar o tema de fecho do filme.

Sobre o autor

Deixar uma resposta