Arquivo

Certame de Trancoso é um «balão de oxigénio»

Comerciantes sublinham a importância do evento na dinamização do comércio e das actividades económicas na cidade

Os comerciantes de Trancoso aprovam a Feira de São Bartolomeu e vêm o certame como sendo «fundamental» no período do ano com maior rentabilidade. Esta é a ideia consensual por parte de alguns dos comerciante da cidade, que têm no evento a “tábua de salvação” dos seus negócios, através de um retorno financeiro muito importante.

«É um balão de oxigénio que ajuda o comércio de Trancoso a aguentar-se». É desta forma que Fernando Garcia, do mini-mercado Ângelo Ramos, Lda., vê a Feira de São Bartolomeu. «Ao fazer-se a feira, faz-se um convite às pessoas para virem a Trancoso, e o comércio lucra com isso», afirma. O comerciante acredita que o evento anual «é fundamental para as actividades económicas nesta cidade, chama muita gente a Trancoso, a população triplica», num certame que «ajuda a superar a crise». Maria da Conceição Alexandre, gerente da residencial D. Dinis, destaca a importância da Feira para a cidade de Trancoso, «nomeadamente a nível cultural». «Os benefícios são muitos para todos». Quando questionada acerca do impacto do certame para a sua área de actividade, a responsável não tem dúvidas: «No nosso caso há um aumento significativo de pessoas, que vêm visitar a terra. É um marco importante a todos os níveis, uma referência a nível nacional». Também a restauração beneficia com a realização do certame anual. Júlio Rente, gerente do restaurante Área Benta, sente que a feira «ajuda todo o comércio envolvente, de um modo geral». O responsável considera a Feira de São Bartolomeu «importantíssima», até porque «nesta altura há sempre uma subida significativa de produção», num evento «com muita tradição em Trancoso, que se mantém ao longo dos anos».

Jorge Castela, da empresa de revenda de gás, António Castela & Neto, constata o «aumento óbvio de pessoas» na sua loja, até porque se situa «mesmo em frente à porta do recinto da feira, o que é bom para o aumento das vendas do nosso produto», constata. «E mesmo a nível de turismo, torna-se mais atractivo chegar a uma cidade onde se vê muita gente, do que chegar a uma cidade onde não há ninguém». Esta opinião é partilhada por António Santos, da Casa da Prisca, uma loja de produtos regionais, que afirma que «a Feira de São Bartolomeu atrai mais gente a Trancoso que o próprio fenómeno da emigração». O comerciante constata que «durante o período da feira, há um aumento significativo do tráfego de pessoas em Trancoso. Vem gente dos concelhos e até dos distritos limítrofes, o que não acontece durante o resto do ano». O evento «é um pólo dinamizador», porque «traz pessoas e ao trazer pessoas, traz mais movimento comercial», a uma cidade que se «afirma como a cidade líder do comércio a nível regional».

Sobre o autor

Deixe comentário