A partir de hoje e até quarta-feira, as temperaturas em Portugal continental vão subir de forma acentuada, com máximas que podem atingir os 40.ºC, especialmente no Vale do Tejo, Beira Baixa e no Sul do país, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O calor será mais intenso neste domingo e na segunda-feira, devido à influência conjunta de um anticiclone a sul das Ilhas Britânicas e de um vale depressionário proveniente do Norte de África.
Durante este período, prevê-se também um novo episódio de poeiras em suspensão, com origem no deserto do Saara, o que poderá afetar a qualidade do ar e a saúde da população mais vulnerável.
As noites tropicais (com mínimas elevadas) são prováveis nos dias 16 e 17, podendo o calor prolongar-se até quinta-feira (dia 19), sobretudo no interior do território.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) aconselha a população a beber água com frequência, usar roupa leve, evitar a exposição solar entre as 11 e as 17 horas e proteger especialmente crianças, idosos e doentes crónicos. Em caso de poeiras, recomenda-se evitar esforços ao ar livre e manter as janelas fechadas.