Região

Região sob perigo de incêndio até terça-feira

Escrito por Luís Martins

Os termómetros vão subir gradualmente até terça-feira, aumentando o risco de incêndio. O Serviço Nacional de Proteção Civil fez este sábado um aviso, pedindo especial cautela na região de Lisboa e Vale do Tejo e nos distritos de Viseu, Aveiro, Guarda, Braga, Vila Real, Bragança, Faro e Portalegre. A que se juntam ainda os concelhos de Beja, Castelo Branco e Santarém. Nestas áreas do país, o perigo é considerado “elevado” a “muito elevado”.

Na origem do alerta está a informação mais recente disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA): «Uma subida da temperatura máxima até à próxima terça-feira, com valores acima do habitual para esta época do ano», com uma humidade relativa do ar inferior a 35 por cento na generalidade do território do continente durante a tarde. Isto, estão reunidas as condições para um aumento dos índices de risco favoráveis à rápida propagação de incêndios.

A Proteção Civil pede especial cautela às populações e a «adequação de comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente através da adoção de medidas de prevenção e precaução na utilização de fogo em espaços rurais, observando as restrições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias». É ainda sublinhado que «a queima de matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração está sujeita a autorização da autarquia local, devendo esta definir o acompanhamento necessário para a sua concretização, tendo em conta o risco do período e zona em causa».

Sobre o autor

Luís Martins

Deixe comentário