Publireportagem

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela apresenta o Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas, no dia 17 de Junho, pelas 9h00 no Auditório dos Serviços Centrais do Instituto Politécnico da Guarda

Escrito por Jornal O Interior

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) tem vindo a promover o desenvolvimento de ações no sentido de se alcançar uma maior sustentabilidade energética e ambiental.
A necessidade de intervenção face às alterações climáticas no sentido da adaptação local e regional é fundamental, e é encarada como matéria prioritária, pela inevitabilidade que os seus impactos produzem e continuarão a produzir no território, influenciando o quotidiano da população.

O Plano Intermunicipal de adaptação às Alterações Climática (PIAAC) compreende a determinação de um conjunto de ações que visam a adaptação ou mitigação dos efeitos destas alterações. Estas ações refletem a preocupação da região ao nível do desenvolvimento sustentável e relacionam-se com os setores da educação e sensibilização ambiental, da sensibilização para a população em geral, da monitorização, avaliação e vigilância, das infraestruturas verdes, da gestão sustentável da floresta, do ordenamento e gestão dos recursos fluviais e também das espécies florestais e agrícolas, controlo de pragas e doenças agroflorestais, entre outros.
O presente plano procura estabelecer um roteiro estratégico que facilite a adaptação da região das Beiras e Serra da Estrela aos riscos climáticos assim como colocar as ameaças decorrentes dos riscos climáticos na agenda pública.

 

Sobre o autor

Jornal O Interior

Deixar uma resposta