Desporto

Madeira vence Torneio Lopes da Silva

Torneio
Escrito por Efigénia Marques

A Madeira (na foto) veio à Guarda conquistar, pela primeira vez, o Torneio Interassociações Lopes de Silva, que terminou no sábado com uma final inédita e muito disputada no municipal da cidade mais alta.
A seleção sub-14 insular venceu Setúbal nos penáltis (3-1), após a igualdade (3-3) registada no fim do tempo regulamentar. Os madeirenses correram sempre atrás do prejuízo e tiveram o condão de nunca baixar os braços perante um adversário dominador. Nas grandes penalidades, o herói foi Luís Flor, guarda-redes da Madeira, ao defender três remates adversários. A Associação de Futebol da Madeira sucede a Braga como campeã do Torneio Lopes da Silva, que se realizou, este ano, nos distritos da Guarda e Castelo Branco. Lisboa foi terceira classificada ao derrotar o Porto por 3-0 na Covilhã. Destaque também para a vitória de Beja na Liga Ouro (7º classificado), diante de Coimbra, por 1-0, enquanto o Algarve venceu a Liga Prata (13º) ao bater Viana do Castelo por 3-0.
O dérbi regional sorriu à formação de Castelo Branco, que venceu a Guarda por 2-1 e terminou no 17º lugar. Com apenas uma vitória na prova, os guardenses ficaram em 18º. Carlos Rocha (Setúbal) foi considerado o melhor jogador do torneio e Hugo Pires (Braga) o melhor guarda-redes, já a AF da Horta conquistou o prémio “fair-play”. A 27ª edição do Torneio Lopes da Silva foi organizada pela Federação Portuguesa de Futebol, com o apoio das Associações da Guarda e Castelo Branco, bem como das autarquias onde decorreram os jogos (Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Fornos de Algodres e Guarda), e envolveu as seleções sub-14 das 22 associações distritais e regionais, num total de mais de 700 atletas, técnicos e dirigentes. Trata-se da maior prova de formação organizada anualmente pela FPF e serve de base para a próxima seleção nacional sub-15.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Deixe comentário