Desporto

Fernão Joanes acolhe provas do Nacional e Europeu no fim de semana

Escrito por Jornal O Interior

Os melhores pilotos nacionais de motocrosse vão medir forças este fim de semana na exigente pista do Crossódromo das Lages, em Fernão Joanes. A localidade do concelho da Guarda acolhe, também pelo sexto ano consecutivo, a etapa portuguesa do Europeu de EMX 65 e EMX 85. A organização é da Associação Cultural e Recreativa de Fernão Joanes.
O Campeonato Nacional de Motocrosse está ao rubro com o protagonismo e as exibições de pilotos como Rui Gonçalves, Paulo Alberto, Hugo Basaúla, Hugo Santos e Ruben Fernandez. Atualmente, a classe de MX2 é dominada por Diogo Graça (Suzuki), campeão em título, enquanto Sandro Peixe (Suzuki) lidera em MX1 e a classificação da Elite. A novidade deste ano resulta de algumas alterações nos formatos das corridas, sendo que as classes MX2 e MX1 passaram a ter duas mangas cada – era uma no ano transato – mais a habitual manga de elite que terá em pista os 15 melhores pilotos de cada classe nesse dia. Uma mudança que é sinónimo de mais competição.
Já a prova do Europeu será disputada por pilotos de dez países. A etapa portuguesa integra a zona SW do campeonato e será a terceira das quatro competições calendarizadas. Fernão Joanes está no roteiro desta competição reservada aos mais novos desde 2014 e a organização recorda que pela pista das Lajes já passaram alguns dos pilotos que atualmente se destacam no Mundial da modalidade. É o caso de Florian Miot (EMX 250), Eddie Jay Wade (campeão mundial júnior em 2017, ano em que correu em Fernão Joanes), Brian Moreau (a disputar o MX2 Mundial), Thibault Benistant (atual campeão europeu de 125cc). De resto, em 2018, a prova de Fernão Joanes voltou a ser considerada, pelo terceiro ano consecutivo, a melhor organização do circuito europeu.
Os pilotos entram em pista no sábado para os treinos livres e cronometrados de EMX 65 e EMX 85, que decorrem das 9h30 às 16h30. Uma hora depois realizam-se os treinos livres das MX1 e MX2. A competição propriamente dita acontece no domingo a partir das 10h30 com as mangas do Europeu. A última prova do dia está marcada para as 18h30, hora de partida da corrida da classe Elite do Nacional que junta os melhores pilotos de MX1 e MX2. A organização, que conta com o envolvimento de 100 voluntários, tem o apoio do município da Guarda, IPDJ, Junta de Freguesia de Fernão Joanes e 70 empresas. O bilhete custa 5 euros (mais informações em www.fernaojoanes.com).

Sobre o autor

Jornal O Interior

Deixar uma resposta