A Ministra do Ambiente Dulce Pássaro, acompanhada pelo Governador Civil da Guarda Santinho Pacheco, estiveram reunidos no domingo, na sede da Associação Florestal da Encosta da Serra da Estrela (URZE), em Gouveia.
O encontro serviu para expor a queixa apresentada pela URZE, em 18 de Novembro de 2009, junto da Águas do Zêzere e Côa (AdZC), seguida de um pedido de intervenção do Governo Civil da Guarda respeitante à construção de um reservatório de água na Mata da Cerca (obra autorizada pelo Município de Gouveia em 2007) e que a ser executada «poria em causa de forma irreversível aquele espaço florestal impar na região», pode ler-se em, comunicado. O Governo Civil informou que aquela empresa pública suspendera em 23 de Novembro de 2009 a empreitada que previa a construção de um reservatório de água com capacidade de 1000 m3. A Ministra do Ambiente informou a URZE que o projecto de construção neste local fora já abandonado, estando por parte da empresa a ser encontrada nova localização para este equipamento.
A URZE teve ainda a oportunidade de divulgar o trabalho desenvolvido no âmbito da ONGA (Organizações Não-Governamentais de Ambiente), nomeadamente o trabalho de educação e sensibilização ambiental desenvolvido com a população escolar, bem como das candidaturas realizadas ao programa EEA Grants, aprovadas, mas a aguardar financiamentos desde 2008. Foi ainda aflorado o Projecto Pastorícia/Defesa da Floresta Contra Incêndios. Foram ainda abordados, entre outros assuntos, “O Centro de Educação Ambiental de Gouveia” e a necessidade de revisão das portarias sobre pagamento de pareceres dados pelo Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB). Por parte da URZE estiveram, para além do presidente da direcção José Mota, os dirigentes Duarte Silva, Rui Felício e Elisa Maria, a presidente da Assembleia Geral Maria Antónia e a técnica da associação Salete Loureiro.


